O heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, revelou sua insatisfação com a decisão da Mercedes de colocá-lo com pneus macios para a largada do GP de Singapura no último final de semana.
Hamilton largou em terceiro no Circuito Marina Bay Street, mas teve uma corrida decepcionante, caindo três posições para terminar em um distante sexto lugar. As perspectivas do britânico foram prejudicadas quando a escolha da estratégia de pneus, o deixou exposto nas fases finais da corrida com pneus duros bastante desgastados.
A parada no box mais cedo, colocou Hamilton atrás de carros mais lentos, o que George Russell capitalizou para ultrapassar seu companheiro de equipe, enquanto Oscar Piastri e Charles Leclerc passaram facilmente.
Hamilton afirmou que argumentou contra a decisão pré-corrida de dividir as estratégias entre os dois carros da Mercedes, mas a equipe optou por ignorar suas preocupações.
“Nós nos reunimos na manhã da corrida, na verdade, na noite anterior eles já mencionaram que gostariam de dividir as estratégias nos carros, e fiquei um pouco perplexo com isso”, disse Hamilton em um evento em Kuala Lumpur com o patrocinador da Mercedes, Petronas.
O britânico continuou: “No passado, quando estávamos nessa posição, normalmente, se George se classificasse bem como normalmente faz e eu estivesse fora do top 10 ou algo assim, dividiríamos as estratégias. Mas quando estávamos tão próximos, não fazia sentido para mim. Então eu lutei o máximo que pude para largar com pneus médios, mas a equipe continuou a sugerir que eu começasse no macio, e então eles tiraram os cobertores dos pneus no grid e todos os outros carros estavam com médios.”
Hamilton reconheceu que estava preparado para enfrentar uma corrida difícil, no momento em que foi informado de que era o único piloto no top 10 que não estava com pneus médios. “Já naquele momento eu estava frustrado, então tentei ao máximo acompanhar os caras à frente, eles eram muito rápidos. E então eu apenas tentei fazer aquele pneu durar o máximo que pude.”
“Eu tive que parar na volta 17. Eu sabia naquele momento que a corrida estava encerrada para mim porque o pneu duro seria um problema naquele calor. Enfrentamos dificuldades com o equilíbrio do carro o fim de semana todo. Conseguimos uma boa sessão de classificação, mas infelizmente a corrida foi um pouco demais para nós”, concluiu Hamilton.