Lewis Hamilton celebrou sua primeira vitória pela Ferrari neste sábado (22) ao vencer a corrida Sprint do Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Apesar do triunfo incontestável no circuito de Xangai, o britânico adotou um tom cauteloso ao projetar a sequência do fim de semana, especialmente com a sessão de classificação que definirá o grid de largada da corrida principal.
Largando da pole após uma performance impressionante no SQ3, Hamilton controlou a Sprint de ponta a ponta, cruzando a linha de chegada com uma vantagem confortável sobre Oscar Piastri e Max Verstappen. Mesmo assim, o heptacampeão mundial ressaltou que a corrida foi mais desafiadora do que aparentou.
“Entrei no carro mais cedo do que o normal porque queria estar presente, aproveitar o momento, já que fazia um tempo que eu não estava nessa posição”, disse o piloto da Ferrari durante a coletiva pós-corrida. “Foi uma boa largada, mas uma corrida desafiadora. Acho que está tudo muito equilibrado entre as equipes. A degradação dos pneus hoje foi enorme para todo mundo, então tentei administrar isso desde o começo.”
Nas voltas finais, com o desgaste dos pneus mais sob controle e seus adversários perdendo ritmo, Hamilton conseguiu abrir vantagem e conduzir a Ferrari com tranquilidade até a vitória. Ainda assim, ele minimizou o impacto do resultado.
“As últimas cinco voltas foram em uma posição bastante confortável. É difícil descrever o que se sente… Claro, é só uma Sprint, não é a corrida principal, mas é um ótimo passo na direção certa. Estou trabalhando para alcançar vitórias maiores com a Ferrari.”
O britânico também comentou sobre o comportamento do SF-25 no asfalto refeito de Xangai, elogiando a base do carro, mas indicando que ajustes ainda são necessários para a classificação. “O carro estava muito bom hoje. Espero que façamos apenas algumas mudanças para melhorar para a classificação. Não queremos mexer muito, porque já temos uma plataforma sólida.”
Apesar da boa fase, Hamilton sabe que o nível de competitividade segue elevado. Ele lembrou que na sexta-feira os tempos foram extremamente próximos entre os primeiros colocados e apontou Lando Norris como um possível protagonista na disputa pela pole.
“Estou me sentindo bem, mas como vimos ontem, a classificação foi incrivelmente acirrada entre os três primeiros. E acho que o Lando não conseguiu fechar uma boa volta. Então será bem difícil novamente nesta tarde, mas vamos dar absolutamente tudo”, concluiu o piloto, mantendo os pés no chão mesmo após sua primeira vitória com o time italiano.
Com a classificação marcada para as 4h (horário de Brasília) deste sábado, a expectativa é de mais um duelo intenso entre Ferrari, McLaren e Red Bull. Hamilton, agora embalado pela conquista na Sprint, buscará repetir o bom desempenho e garantir mais uma posição de destaque no grid para o Grande Prêmio da China.