F1: Hadjar recebe advertência da FIA após sessão de classificação

A FIA advertiu Isack Hadjar após a sessão de classificação para o GP da Áustria de Fórmula 1. O piloto da Red Bull Racing foi investigado por pilotar de forma desnecessariamente lenta durante o Q1, mas escapou de uma punição mais severa e recebeu apenas uma advertência.

Mesmo com a investigação, Hadjar manteve a oitava posição conquistada na sessão de classificação. A decisão foi anunciada após a análise dos dados da sessão, em um sábado que também teve a confirmação da pole position de George Russell, após outra investigação envolvendo bandeiras amarelas.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

No documento divulgado pelos comissários, a FIA explicou que ouviu o piloto, um representante da equipe e analisou dados de posicionamento, cronometragem e imagens da câmera onboard, antes de chegar à conclusão. Segundo o relatório, Hadjar completou a volta em questão sem ultrapassar ou ser ultrapassado por outro carro.

“Ouvimos o piloto do carro 6 (Isack Hadjar), o representante da equipe e revisamos os dados de posicionamento, do sistema de sinalização, da cronometragem e das imagens onboard”, informou o documento. Em seguida, os comissários concluíram: “Determinamos que o piloto completou a volta relevante sem ultrapassar ou ser ultrapassado por qualquer outro carro e, portanto, dirigiu de forma desnecessariamente lenta”.

F1: Hadjar recebe advertência da FIA após sessão de classificação
Foto: Rafa Catelan / F1MANIA.NET

Além da advertência, o francês enfrentou dificuldades de desempenho ao longo do fim de semana no Red Bull Ring. Após a sessão de classificação, Hadjar voltou a reclamar do comportamento dos freios do RB22, afirmando que isso comprometeu sua principal característica de pilotagem.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

“Simplesmente não consigo frear com força. Eu costumo frear tarde e de maneira agressiva, e neste final de semana não consegui fazer nada disso. Isso compromete todo o restante da curva, você não consegue frear, não consegue fazer nada”, afirmou.

Questionado se os problemas na curva 3 eram incomuns, Hadjar respondeu que a situação é consequência das características dos carros de 2026 e da própria pista austríaca: “Não, isso não é incomum. É a natureza desta pista e destes carros, que têm muito menos carga aerodinâmica em comparação com o ano passado. Essas coisas acontecem. Não somos a única equipe sofrendo. Acho que vocês viram o Norris rodando nessa curva ontem, isso mostra como é difícil manter a traseira sob controle”, completou.