Novo carro mantém suspensão pushrod e estreia com Ocon ao volante
A Haas deu as primeiras voltas com seu carro para a temporada 2025 da Fórmula 1 no circuito de Silverstone. O VF-25 foi flagrado durante um shakedown privado, com Esteban Ocon ao volante, e revelou mudanças importantes no design.
O teste aconteceu dias antes da apresentação oficial do modelo, que ocorrerá na próxima terça-feira, no O2 Arena, em Londres, ao lado das outras nove equipes da categoria.
Mudanças visíveis no VF-25
De acordo com o Motorsportweek.com, imagens captadas próximo aos boxes do circuito britânico mostraram detalhes do novo carro da Haas. Entre as mudanças mais notáveis estão:
– Entradas de ar laterais revisadas
– Cobertura do motor com “canhões” aerodinâmicos mais largos
– Asa traseira com um recorte lateral distinto
Decisão estratégica: suspensão dianteira mantida
Diferentemente da fornecedora de motores Ferrari, que optou por um sistema de suspensão dianteira pullrod, a Haas decidiu continuar com o conceito pushrod utilizado em 2024.
Ayao Komatsu, chefe da equipe, explicou que essa escolha foi baseada em uma análise aprofundada da equipe técnica:
“Até agora, em nove temporadas da Haas na F1, sempre seguimos a última especificação da Ferrari, não porque fosse a decisão mais informada, mas porque era a opção mais segura e fácil.”
Ele destacou que a decisão de manter a suspensão anterior permitiu evitar um impacto aerodinâmico negativo no início do desenvolvimento do novo carro:
“Eles [a equipe técnica] analisaram corretamente: se comprássemos a suspensão dianteira da Ferrari de 2025, quando teríamos as informações disponíveis e o que isso significaria em termos de impacto aerodinâmico? Você primeiro sofre um impacto e depois precisa se recuperar.”
Expectativa para 2025
A Haas busca evoluir após uma temporada sólida em 2024, quando terminou em sétimo no Campeonato de Construtores, sete pontos atrás da Alpine. Com Ocon e o estreante Oliver Bearman no comando do VF-25, a equipe americana espera dar mais um passo à frente na disputa do pelotão intermediário.