F1: Haas aproveita “dias de filmagem” para realizar testes extras

Novas diretrizes para os ‘dias de filmagem’ na Fórmula 1, abrem oportunidades de testes extras para as equipes, e a Haas foi a primeira a se aproveitar disso. Oficialmente chamados de ‘Eventos Promocionais’ no regulamento da categoria, esses dias eram pensados para ações de marketing e divulgação. Conhecendo a F1, porém, os times sempre buscam brechas nas regulamentações.

Na prática, um ‘dia de filmagem’ se tornou mais um dia de teste disfarçado, para coletar dados valiosos sobre o novo carro. Porém, pneus especiais limitam um pouco a coleta de informações, mas não deixa de ser um bom negócio para as equipes aproveitarem tempo extra na pista.

Em 2023, eram permitidos 200 quilômetros divididos em duas sessões de 100km cada, no mesmo dia. Agora, o Artigo 10.4 do regulamento esportivo de 2024 permite duas sessões de 200km cada, totalizando 400km. Mas as duas sessões não podem ocorrer no mesmo dia.

A Haas, buscando se recuperar de um difícil 2023, viu nessa mudança uma chance de ouro. A equipe americana anunciou que vai utilizar os quatro dias, antes mesmo dos testes de pré-temporada no Bahrein. Em 11 de fevereiro, o novo carro da Haas irá para a pista no circuito de Silverstone, e em 19 de fevereiro, haverá outro ‘dia de filmagem’ da equipe, dessa vez no Bahrein.

Maximizando esses ‘dias de filmagem’, a Haas espera chegar aos testes de pré-temporada e às primeiras corridas do ano, com o melhor preparo possível. Resta saber se a estratégia dará frutos e a equipe vai conseguir deixar a última posição entre os contrutores em 2024.