O piloto da equipe Stake F1 Team (Sauber), Zhou Guanyu, foi penalizado com a perda de cinco posições no grid de largada para o GP dos EUA de Fórmula 1. A punição foi aplicada após a equipe ter instalado um quarto novo ‘energy store’ (sistema de armazenamento de enregia) no carro do piloto chinês, excedendo o limite de duas unidades permitidas por temporada, o que configura uma violação do Artigo 28.2 do regulamento esportivo da FIA.
Zhou é o segundo piloto a sofrer penalidades de grid para a corrida no Circuito das Américas. Liam Lawson, da RB, largará do fim do grid após uma punição por troca de praticamente toda a unidade de potência do seu carro, excedendo os limites permitidos em quase todos os componentes.
Em relação à penalidade de Zhou, o relatório dos comissários afirma: “A penalidade é imposta de acordo com o Artigo 42.3 a).” O documento ainda lembra que as equipes têm o direito de apelar de certas decisões dos comissários, conforme estipulado pelo Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e pelo Capítulo 4 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA, dentro dos prazos aplicáveis.