A corrida de Fórmula 1 número 51 no Brasil – O Formula 1 Rolex Grande Prêmio de São Paulo 2023 – marcará uma nova etapa na história da categoria mais importante do automobilismo mundial. O recorde aguardado de público, a corrida Sprint pelo terceiro ano consecutivo, o dobro de atrações de entretenimento, a estreia de uma nova categoria nas corridas preliminares – a Fórmula 4 – e o avanço de ações sociais e ambientais, de acordo com as diretrizes da Fórmula1, colocam a corrida na vanguarda dos eventos esportivos que associam emoção, lazer e responsabilidade.
“O que estamos oferecendo para o público é uma experiência, uma imersão na velocidade, mas também na música, na gastronomia”, explica Alan Adler, CEO do GP São Paulo de F1.
Começamos fora do autódromo, onde a atmosfera da corrida chegou ao bairro dos Jardins, em São Paulo. Ao todo foram instaladas 150 bandeirolas em 22 quarteirões, além dos 15 totens na rua Oscar Freire. O clima de expectativa para o Grande Prêmio inclui ainda mídia nos dois aeroportos – Cumbica e Congonhas – e mobiliário urbano como abrigos de ônibus, por exemplo. A Eletromídia é responsável pelas chamadas para a corrida em elevadores comerciais e residenciais. A inspiração veio do GP do Canadá, em Montreal, e a novidade recebeu integral o apoio da Associação Comercial dos Jardins.
“O objetivo dessa campanha é criar uma atmosfera com a chegada da Fórmula 1. Os Jardins são um lugar de muito movimento por onde passam turistas por conta de seu apelo comercial, gastronômico e serviços”, diz Alan Adler.
Em Interlagos, as atrações serão muitas. Desde a execução do Hino Nacional pela cantora Ludmilla acompanhada por Miguelzinho do Cavaco, até a bandeirada final da prova nas mãos de Marta, a maior expoente do futebol feminino em todos os tempos. A música, através de charangas, DJs, grupos rítmicos, sempre valorizando a cultura brasileira, estará presente em todos os cantos do autódromo. Novos espaços gastronômicos, trazendo a rica culinária de várias regiões do país, estarão disponíveis. Acrobacias aéreas, que sempre empolgam o público, vão compor o programa escolhido para os três dias do evento.
Reciclagem e carbono negativo são algumas das contribuições da corrida para o meio ambiente. Entre outras ações sociais, Interlagos verá a formatura de 100 mulheres de áreas carentes que aprenderam a trabalhar com mecânica automotiva, a caminho de um novo mercado de trabalho.
A Porsche Cup, mais uma vez, estará presente em Interlagos. E a opção pela Fórmula 4 é que ela inicia um caminho que pode conduzir pilotos para as categorias de acesso – Fórmula 3 e Fórmula 2 – rumo à Fórmula 1.
O GP de Fórmula 1 tem um apelo infalível. É a única modalidade que traz ao Brasil, todos os anos, os seus competidores. Isso não acontece com nenhum outro esporte. E os competidores da Fórmula 1 são, simplesmente, os pilotos de automobilismo do mundo.
Formula 1 Rolex Grande Prêmio de São Paulo 2023
Datas: 3, 4 e 5 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo
Site oficial: f1saopaulo.com.br
Ingressos pela tiqueteira oficial: eventim.com.br/f1saopaulo