O Grande Prêmio da Inglaterra deste ano, em Silverstone, marcará um feito inédito na história da Fórmula 1. Pela primeira vez, as quatro principais categorias do automobilismo, F1, F2, F3 e F4, estarão reunidas no mesmo final de semana.
A F4 britânica foi oficialmente incluída na programação de suporte do evento, que acontece em julho. A categoria participará com duas corridas de 25 minutos mais uma volta cada, ao longo de sexta-feira, sábado e domingo. A rodada, no entanto, não contará pontos para o campeonato da F4.
Essa inclusão representa um passo simbólico importante para o desenvolvimento dos jovens talentos. “Este é um momento histórico para todos os envolvidos com o Campeonato Britânico de F4”, destacou Eve Lake-Grange, gerente da categoria. “Estar no programa de apoio da Fórmula 1 no GP da Inglaterra, é algo que perseguimos por muito tempo, e estamos muito felizes por finalmente concretizar isso.”
Segundo Lake-Grange, a participação na etapa de Silverstone permitirá que os pilotos visualizem de forma concreta o caminho até a elite do automobilismo: “Nos orgulhamos de ser o primeiro degrau rumo à Fórmula 1, e ver esse percurso diante deles no mesmo fim de semana em que estarão correndo, será algo especial e inspirador”, acrescentou.
A dirigente revelou ainda, que a procura para participar dessa etapa tem sido intensa. “O nível de interesse para este evento não pontuável tem sido incrível, e estamos perto de confirmar um grid numeroso e altamente competitivo. Não existe palco maior do que a F1, e estamos empolgados para oferecer um grande espetáculo aos milhares de fãs que estarão presentes”, concluiu Lake-Grange.
Um fato interessante, é que a F4 Britânica é reconhecida por formar talentos que chegaram à elite do automobilismo. Entre seus ex-pilotos estão o atual líder da F1, Oscar Piastri, além de Jack Doohan, Logan Sargeant e Colton Herta, que corre na Indy. Lando Norris, hoje na McLaren, conquistou o título em 2015, quando a categoria ainda se chamava MSA Formula.