F1: GP da Bélgica abre segunda metade de 2025; relembre o que já passou

A Fórmula 1 disputa neste final de semana o GP da Bélgica, que abre oficialmente a segunda metade da temporada 2025. E nas primeiras 12 corridas do ano, muita coisa já aconteceu tanto dentro quanto fora das pistas.

No atual campeonato, a McLaren conseguiu trazer o bom momento de 2024 e segue dominando as provas. Até o momento, a equipe papaya conta com nove vitórias – cinco de Oscar Piastri e quatro de Lando Norris -, além de liderar o Mundial de Construtores com 460 pontos, 238 a mais que a Ferrari, segunda colocada.

Os outros dois competidores que também conseguiram triunfar no ano foram Max Verstappen, que subiu duas vezes ao degrau mais alto do pódio, e George Russell, que também conseguiu ganhar o GP do Canadá.

Ainda sobre as posições da ponta do pelotão, além dos vencedores, Charles Leclerc também terminou dentro do top-3 em quatro oportunidades no momento, além de Kimi Antonelli e Nico Hülkenberg conseguirem seus primeiros pódios da carreira, ambos com terceiros lugares.

Race winner Oscar Piastri (AUS) McLaren celebrates in parc ferme with team mate Lando Norris (GBR) McLaren (Left).
Foto: XPB Images

Outro piloto que também conseguiu uma primeira conquista foi Gabriel Bortoleto. O brasileiro terminou o GP da Áustria na oitava colocação e assim, conseguiu seus primeiros pontos do ano, somando quatro totais em 12 etapas.

Lewis Hamilton, que fez a mudança para a Ferrari e trouxe grande expectativa para a parceria, ainda não conseguiu se encaixar totalmente com o carro. Entretanto, mesmo não alcançando bons resultados em corridas regulares, venceu a Sprint na China e foi terceiro na de Miami – Spa-Francorchamps tem mais uma vez a corrida Sprint.

Sobre os assuntos fora da pista, houve duas mudanças de competidores no meio da temporada: ainda no GP do Japão, terceira etapa do ano, Liam Lawson foi rebaixado para a Racing Bulls e Yuki Tsunoda subiu como companheiro de Max; enquanto isso, na Alpine, Jack Doohan foi colocado como terceiro piloto e Franco Colapinto assumiu seu assento.

Mas essa não foi a única mudança nos times, pois de maneira surpreendente, Christian Horner foi demitido de maneira imediata pela Red Bull após 20 anos. Quem toma o papel à frente do time austríaco é Laurent Mekies, enquanto Alan Permane assume na Racing Bulls.

O GP da Bélgica da F1 acontece neste final de semana entre os dias 25 a 27 de julho. A classificação da corrida Sprint é sexta-feira, 25, às 11h, enquanto a largada é no sábado, 26, às 7h, e classificação tradicional mais tarde às 11h. A largada da corrida é domingo, 27, às 10h – tudo no horário de Brasília.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.