A Fórmula 1 disputa neste final de semana o GP da Bélgica, que abre oficialmente a segunda metade da temporada 2025. E nas primeiras 12 corridas do ano, muita coisa já aconteceu tanto dentro quanto fora das pistas.
No atual campeonato, a McLaren conseguiu trazer o bom momento de 2024 e segue dominando as provas. Até o momento, a equipe papaya conta com nove vitórias – cinco de Oscar Piastri e quatro de Lando Norris -, além de liderar o Mundial de Construtores com 460 pontos, 238 a mais que a Ferrari, segunda colocada.
Os outros dois competidores que também conseguiram triunfar no ano foram Max Verstappen, que subiu duas vezes ao degrau mais alto do pódio, e George Russell, que também conseguiu ganhar o GP do Canadá.
Ainda sobre as posições da ponta do pelotão, além dos vencedores, Charles Leclerc também terminou dentro do top-3 em quatro oportunidades no momento, além de Kimi Antonelli e Nico Hülkenberg conseguirem seus primeiros pódios da carreira, ambos com terceiros lugares.

Outro piloto que também conseguiu uma primeira conquista foi Gabriel Bortoleto. O brasileiro terminou o GP da Áustria na oitava colocação e assim, conseguiu seus primeiros pontos do ano, somando quatro totais em 12 etapas.
Lewis Hamilton, que fez a mudança para a Ferrari e trouxe grande expectativa para a parceria, ainda não conseguiu se encaixar totalmente com o carro. Entretanto, mesmo não alcançando bons resultados em corridas regulares, venceu a Sprint na China e foi terceiro na de Miami – Spa-Francorchamps tem mais uma vez a corrida Sprint.
Sobre os assuntos fora da pista, houve duas mudanças de competidores no meio da temporada: ainda no GP do Japão, terceira etapa do ano, Liam Lawson foi rebaixado para a Racing Bulls e Yuki Tsunoda subiu como companheiro de Max; enquanto isso, na Alpine, Jack Doohan foi colocado como terceiro piloto e Franco Colapinto assumiu seu assento.
Mas essa não foi a única mudança nos times, pois de maneira surpreendente, Christian Horner foi demitido de maneira imediata pela Red Bull após 20 anos. Quem toma o papel à frente do time austríaco é Laurent Mekies, enquanto Alan Permane assume na Racing Bulls.
O GP da Bélgica da F1 acontece neste final de semana entre os dias 25 a 27 de julho. A classificação da corrida Sprint é sexta-feira, 25, às 11h, enquanto a largada é no sábado, 26, às 7h, e classificação tradicional mais tarde às 11h. A largada da corrida é domingo, 27, às 10h – tudo no horário de Brasília.
