F1: GP da Austrália pode ter chuva forte

O Grande Prêmio da Austrália, que abre a temporada 2025 da Fórmula 1, enfrenta a crescente ameaça de fortes chuvas. A previsão indica que a corrida no circuito de Albert Park, em Melbourne, pode ser realizada sob condições climáticas adversas.

De acordo com as previsões atualizadas nesta segunda-feira, 10 de março, há uma probabilidade de 64% e crescente de chuvas atingirem Melbourne no domingo, justamente no horário programado para o início da corrida.

Um grande sistema de tempestade no Mar da Tasmânia, próximo à costa da Tasmânia e da Nova Zelândia, é o principal responsável pela previsão de chuva. A maior parte da tempestade atingirá a ilha do sul antes que outro sistema se mova, trazendo ventos e chuva do Oceano Antártico.

Este sistema permanecerá na costa durante a maior parte da semana, antes que os ventos o empurrem para nordeste em direção a Melbourne. Embora a maior parte da tempestade deva atingir a Nova Zelândia ou passar sobre o oceano, Melbourne está no caminho direto da borda final do sistema, que deve chegar no domingo, dia da corrida. Os treinos livres e a sessão de classificação devem ocorrer em condições secas.

Caso a chuva atinja o circuito de Albert Park, ela virá do sudoeste, o que significa que as curvas finais da pista seriam as primeiras a serem afetadas se uma chuva começar durante a corrida. A manhã do dia do GP também tem previsão de ser extremamente chuvosa.