Desde a temporada 2024 a McLaren vem sendo alvo de investigações para entender como a equipe conseguiu desenvolver um sistema eficiente de resfriamento de pneus e freios. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) chegou a investigar a equipe, mas declarou que tudo está dentro das regras. Porém, o segredo pode ter sido descoberto e se trata de algo muito simples: gelo seco.
Segundo um relatório do Motorsport.com, a McLaren instalou um tanque de gelo seco na parte dianteira do carro para refrigerar o cockpit com maior eficiência. O calor gerado pelos blocos de titânio que raspam no asfalto é absorvido pela parte inferior do chassi.
A equipe também melhorou o resfriamento dos pneus traseiros graças a uma cavidade aerodinâmica que direciona ar frio para a região, algo que ajuda a aumentar a durabilidade dos compostos, um dos diferenciais da equipe nesta temporada e que foi questionado pela Red Bull, que chegou a acusar a equipe de injetar água nos pneus.
Para o próximo ano, a FIA anunciou novas regras que proíbem qualquer sistema ou procedimento, além dos cobertores de pneus já permitidos, que tenha como objetivo aquecer, resfriar ou manter a temperatura dos componentes. Também passa a exigir que as carenagens da suspensão sejam “seladas internamente para evitar qualquer fluxo de ar interno”, eliminando possíveis brechas para resfriamento adicional.