Pierre Gasly classificou como ‘impensável’ o sexto lugar da Alpine no campeonato de construtores em 2024, considerando o início problemático da equipe na temporada 2024 da Fórmula 1. Sem pontuar nas cinco primeiras corridas devido a problemas de desempenho e peso do carro, a equipe mostrou evolução ao longo do ano e fechou a temporada à frente da Haas por sete pontos.
O ponto de virada veio com um surpreendente duplo pódio no GP de São Paulo, seguido pelo quinto lugar de Gasly no Catar e um sétimo na última corrida em Abu Dhabi. “O começo da temporada foi muito difícil para todos nós. Mas estou orgulhoso da reação da equipe e do trabalho para trazer mais performance”, disse ele.
Gasly destacou o comprometimento da equipe ao longo do ano: “As mudanças começaram a aparecer em abril e maio, mas só se refletiram na pista depois de alguns meses. Isso mostra que estamos no caminho certo”, acrescentou.
Além do resultado no campeonato de construtores, Gasly garantiu o décimo lugar no campeonato de pilotos, à frente de Nico Hulkenberg. O piloto também cumpriu sua meta de não danificar o carro em 2024, contribuindo para os cofres da equipe. “Evitamos erros e conseguimos os objetivos: sexto nos construtores, décimo no campeonato de pilotos e nenhum dano no carro”, ressaltou.
Sobre a última corrida em Abu Dhabi, Gasly explicou que a disputa com George Russell e a pressão de Lewis Hamilton e Charles Leclerc, exigiram máxima concentração. “A meta era manter Nico atrás e evitar erros. Fizemos um longo stint com pneus duros, mas conseguimos”, completou o piloto francês.