F1: Futuro de Leclerc na Ferrari pode ser influenciado por decisão de Verstappen

O futuro de Charles Leclerc na Ferrari, apesar de um contrato válido até 2029, pode ser impactado diretamente pelas decisões de Max Verstappen. Rumores indicam que o contrato do monegasco com a Scuderia, contém cláusulas que permitiriam sua saída caso a equipe não apresente bons resultados.

Segundo o jornal Corriere della Sera, a Ferrari é uma equipe com ‘crises cíclicas’. Leclerc, que ingressou na equipe em 2019, depois de ser piloto júnior da academia de pilotos da Ferrari por vários anos, pode estar olhando para outras opções no grid.

As equipes mencionadas como possíveis destinos para Leclerc são Mercedes e Aston Martin. No entanto, com a recente confirmação de que Max Verstappen deve permanecer na Red Bull Racing para a temporada de 2026, Leclerc surge como o maior nome que poderia ser ‘o primeiro dominó a cair’, na próxima ‘temporada de boatos’ da Fórmula 1.

Por enquanto, a Mercedes ainda não tem seus pilotos confirmados para a próxima temporada. Contudo, é difícil imaginar o chefe da equipe, Toto Wolff, abrindo mão de George Russell ou Kimi Antonelli, a menos que o próprio Verstappen demonstrasse interesse em se juntar à equipe (o que, segundo vários relatos, não ocorreria antes de 2027). Russell é para a Mercedes o que Leclerc é para a Ferrari, um piloto de ponta que, com o carro certo, pode ser campeão. Antonelli é visto como o talento do futuro, alguém que pode aprender com Russell, que por sua vez tem sido muito consistente em 2025. Se a Mercedes realmente tiver vantagem em 2026, como muitos dizem em relação ao novo motor para a próxima temporada, eles já possuem seus pilotos ideais.

Para a Aston Martin, 2026 parece um ano improvável para a mudança de Leclerc. A equipe já conta com Fernando Alonso e Lance Stroll. Embora seja um risco maior, a Aston Martin tem investido na contratação de especialistas-chave como Adrian Newey e Enrico Cardile, o que poderia tornar 2027 uma opção mais viável. No entanto, se a Red Bull não melhorar, o próprio Max Verstappen poderia considerar sair, com Mercedes e Aston Martin já sendo fortemente ligadas como interessadas no holandês.

Em suma, embora Leclerc seja uma ‘joia’ para a Ferrari, é difícil imaginar outras equipes de ponta abrindo mão de seus próprios pilotos para contratá-lo. O piloto mais procurado continua sendo Verstappen. Se o holandês eventualmente deixar a Red Bull, então esse seria o ‘primeiro dominó a cair’, e Leclerc poderia ser atraído por Mercedes, Aston Martin, ou até mesmo McLaren, caso outros pilotos cobiçados também comecem a buscar novas opções.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.