F1: Fraco desempenho de Ricciardo pode colocar Lawson na RB ainda em 2024

Não é uma boa notícia para Daniel Ricciardo. Helmut Marko, responsável pelos pilotos das equipes Red Bull, não vê o australiano performando no nível esperado na RB (ex-AlphaTauri) e já demonstrou interesse em dar a Liam Lawson uma chance na Fórmula 1 ainda em 2024.

A temporada de Yuki Tsunoda, companheiro de Ricciardo na RB, vem sendo positiva. O japonês superou o australiano em todas as sessões de classificação e corridas, exceto no GP do Bahrein, quando precisou ceder a posição devido a ordens de equipe. O desempenho de Tsunoda também agrada a Marko.

“Yuki começou bem a temporada e não está mais tão impulsivo quanto antes. Ainda são só quatro corridas, então não posso cravar nada, mas ele está levando a melhor sobre Daniel, mesmo que tenha sido apertado no Japão”, disse Marko ao jornal Kleine Zeitung.

Ricciardo precisava render mais. Afinal, a expectativa era que ele usasse a RB como trampolim para retornar à Red Bull Racing. Por enquanto, esse plano está suspenso. “O combinado era que ele precisava ser mais rápido que Yuki para ter chances na Red Bull. Até o momento, isso não aconteceu. Vamos ver como a situação se desenrola”, disse Marko.

Nos bastidores, Liam Lawson já aparece como opção. Circulam rumores de que o atual piloto reserva da Red Bull poderia assumir o lugar de Ricciardo ainda em 2024, caso o australiano não melhore. Marko não confirma um ultimato a Ricciardo, mas deixou claro o interesse em ver Lawson no grid.

“Com Liam Lawson como reserva, temos um piloto forte que pode correr por outra equipe se não conseguir uma vaga conosco em 2025. Por isso, seria muito interessante vê-lo na F1 este ano e ter uma visão mais clara de seu potencial. Mas é uma questão complexa, e precisamos analisar como tudo se desenvolve”, finalizou Marko.