Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, se mostrou surpreso com o fraco desempenho da equipe no sessão de classificação para o GP da Itália de Fórmula 1, em Monza. Max Verstappen e Sergio Perez, ficaram apenas em sétimo e oitavo lugar, respectivamente. Esse resultado colocou a equipe apenas como a quarta mais rápida no grid.
Marko destacou que a queda de desempenho foi inesperada, especialmente após uma performance consistente no Q2, onde a diferença para Lewis Hamilton, que liderou aquela sessão, era mínima. No entanto, no Q3 da sessão de classificação, o carro da Red Bull simplesmente não respondeu como esperado. “As mudanças foram marginais, teoricamente, não deveriam ter causado essa diferença”, afirmou Marko em entrevista à Sky Sports alemã. “Ficamos com um mistério para resolver.”
Outro ponto de confusão para Marko foi o fato de Perez ter sido mais rápido em sua primeira tentativa com pneus usados, algo que normalmente resultaria em tempos mais lentos. “Algo não está certo. Normalmente, um conjunto usado de pneus é três ou quatro décimos mais lento”, disse ele.
Apesar da posição desfavorável no grid, Marko mantém o otimismo em relação à corrida. “Ainda acredito na vitória”, afirmou. Segundo ele, Monza oferece boas oportunidades de ultrapassagem, e o bom desempenho no Q2 dá esperança. No entanto, Marko deixou um alerta: “Se repetirmos o mau desempenho na corrida, a situação não será nada favorável”, encerrou o austríaco.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.