A RB considerou que esta terça-feira foi um dia muito produtivo no teste pós-temporada da Fórmula 1, que foi realizado no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi. Os pilotos que participaram do teste para a equipe foram Liam Lawson, que completou 159 voltas, e Ayumu Iwasa, que fez 110 voltas.
Alan Permane, diretor de corrida da equipe: “Tivemos Liam e Ayumu pilotando pela RB hoje no carro atual, configurado em uma especificação semelhante ao GP de Abu Dhabi. Liam estava pilotando com pneus Pirelli de 2025. Ele completou uma série de verificações de configuração de suspensão com combustível baixo e alto, para avaliar o impacto que esses pneus terão no carro e para avançar nossos aprendizados para a próxima temporada. Ayumu estava correndo com os pneus desta temporada e teve um dia muito bom, voltando para o carro depois de pilotá-lo no TL1 em Abu Dhabi no último final de semana. Ayumu estava muito confortável e deu um feedback excelente. Ele correu no final do dia com o pneu macio e marcou um tempo de volta competitivo e ficou feliz com o carro. No geral, foi um dia muito produtivo. Ambos os carros funcionaram de forma confiável, e completamos um grande número de voltas e temos muitos dados para analisar antes de começarmos os testes novamente em fevereiro. Obrigado a toda a equipe por esta temporada”, concluiu.
Lawson: “Foi um bom dia, decidimos fazer mais voltas do que qualquer um, então completamos muitas, o que foi legal, e provavelmente o máximo que já fiz no carro de uma vez. Você sempre aprende mais nesses dias, pois efetivamente faz três distâncias de corrida. Com o número limitado de corridas que fiz, é útil ter um dia como este. Não é sempre que você consegue completar o programa completo que planeja fazer, então crédito à equipe hoje, eles foram muito organizados. Quando você consegue usar tantos pneus quanto nós usamos hoje, é sempre emocionante. Foi uma boa maneira de terminar a temporada e entrar nas férias”, acrescentou.
Ayumu: “Hoje foi uma experiência muito grande desde o início e aprendi muito. Eu também queria fazer o meu melhor pela equipe e pelo seu futuro na temporada 2025. Recebi um bom feedback da equipe de que eles estavam felizes com a forma como tudo ocorreu hoje, então estou muito feliz com isso também. Mesmo para a corrida de desempenho, consegui fazer voltas bastante decentes, então no geral, fiquei bastante satisfeito com meu desempenho. Conforme o dia passava, eu me sentia cada vez mais confiante no carro e sinto que estou realmente me acostumando com a sensação de um carro de F1. Espero que da próxima vez que eu tiver outra oportunidade de pilotar novamente, meu desempenho seja ainda melhor”, completou.