O ex-piloto Giancarlo Fisichella teve uma boa carreira na Fórmula 1, e permaneceu mais de uma década na categoria, correndo por sete equipes diferentes nesse período. O italiano conquistou três vitórias e viveu sua fase mais bem-sucedida ao lado de Fernando Alonso na Renault, atual Alpine.
Em uma publicação recente no Instagram, Fisichella relembrou seu momento favorito na F1, que aconteceu quase no final de sua carreira. O sonho de todo piloto italiano é correr pela Ferrari, e depois de mais de 200 corridas na categoria, ele finalmente teve sua chance.
Na temporada de 2009, em sua segunda temporada com a Force India, após um ano difícil sem pontuar, a Ferrari o procurou. Isso aconteceu após Felipe Massa sofrer um grave acidente na Hungria, onde foi ferido na cabeça, após ser atingido por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello que estava à sua frente durante a sessão de treinos, o que obrigou Massa a encerrar prematuramente sua temporada.
Fisichella agarrou a oportunidade de substituir Massa e correr pela Ferrari, mesmo que não tenha conseguido igualar o desempenho do então companheiro de equipe Kimi Raikkonen, em seu curto período na Scuderia italiana.
Para Fisichella, atualmente com 51 anos, correr pela Ferrari foi a realização de um sonho, apesar de não ter sido seu momento de maior sucesso em termos de resultados.