F1: FIA vai introduzir novas regras sobre flexibilidade das asas dianteiras

Após o GP da Itália, a FIA planeja adotar novas regras em relação às asas dianteiras dos carros da Fórmula 1. A decisão vem como resposta a relatos de truques engenhosos utilizados por várias equipes, para ‘flexionar’ suas asas dianteiras de maneira ilegal.

Durante a primeira parte da atual temporada, a FIA analisou mais de perto a flexibilidade das asas dianteiras, uma vez que várias equipes teriam explorado os limites permitidos. Segundo informações do Motorsport.com, a FIA tomará medidas para conter essas práticas.

A FIA está empenhada em combater táticas irregulares que as equipes possam estar utilizando. A federação enviou um documento intitulado ‘TD018’ às equipes antes do GP da Holanda, no qual a afirma que, em sua visão, as equipes estão explorando ‘áreas de conformidade local deliberadamente projetadas e movimento relativo entre componentes adjacentes’, para melhorar significativamente o desempenho aerodinâmico.

Já circulavam rumores de que a asa dianteira da Aston Martin era excessivamente flexível. Isso significaria que a equipe teria vantagens em termos de velocidade, já que a asa pode se curvar para baixo em retas, o que, por sua vez, aumenta a velocidade.

As novas regras da FIA visam nivelar o campo de jogo e evitar práticas que possam conferir vantagens injustas às equipes.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.