A FIA agiu prontamente para melhorar a segurança da pista em Hungaroring, após o forte acidente de Yuki Tsunoda na sessão de classificação para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1.
O trecho de grama na curva 5 foi parcialmente substituído por brita antes da corrida deste domingo. A decisão veio em resposta às preocupações levantadas pela RB e por vários pilotos, incluindo o companheiro de equipe de Tsunoda, Daniel Ricciardo.
Ricciardo havia alertado sobre a possibilidade de problemas na curva durante o tradicional reconhecimento a pé da pista na quinta-feira. “Alguns de nós, na quinta-feira, percebemos que a lateral da pista tem um desnível acentuado. Pensamos que se um piloto colocasse uma roda para fora ali, poderia perder o controle como aconteceu”, disse o australiano.
A FIA levou a sério as observações, e entre a classificação e a corrida, determinou a escavação de quatro metros da área com grama, substituindo-a por brita. Essa alteração deve permitir que os pilotos que extrapolem os limites da pista continuem correndo, evitando colisões violentas contra a barreira de proteção, como ocorreu com Tsunoda.
Apesar do acidente, Tsunoda largará em décimo, após ser superado por Ricciardo na última volta da sessão de classificação. A RB, portanto, espera ter ambos os pilotos na zona de pontuação.