A FIA introduziu uma nova regra nos regulamentos técnicos da Fórmula 1, proibindo o uso de frenagem assimétrica a partir do GP da Holanda neste próximo final de semana. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, onde as dez equipes votaram unanimemente a favor da proibição.
Embora nenhuma equipe tenha utilizado esse sistema na primeira parte da temporada 2024, a FIA decidiu estender as regulamentações técnicas para evitar a possibilidade de seu uso futuro. O artigo 11.2.1 dos regulamentos técnicos, agora determina que o sistema de freios deve ser projetado de maneira que as forças aplicadas nas pastilhas de freio sejam de mesma magnitude e atuem como pares opostos em um determinado disco de freio. Qualquer sistema ou mecanismo que produza, de forma sistemática ou intencional, torques de frenagem assimétricos em um eixo específico, está proibido a partir de agora.
A frenagem assimétrica permite que a força de frenagem fosse distribuída de forma desigual, possibilitando que os carros fizessem curvas em alta velocidade de maneira mais eficiente. No entanto, essa prática não será mais permitida na Fórmula 1, pelo menos nos próximos anos.