F1: FIA orienta pilotos sobre locais para abandonos de carros danificados no Japão

Os pilotos da Fórmula 1 receberam novas diretrizes da FIA, sobre os locais apropriados para estacionar seus carros em caso de necessidade de abandono durante as sessões do GP do Japão. A medida visa otimizar a remoção de carros danificados e minimizar a necessidade de intervenção do Safety Car.

As novas instruções foram emitidas após a FIA conceder ao diretor de prova, novos poderes para ordenar que as equipes recolham carros severamente danificados. A alteração no regulamento entrou em vigor na primeira corrida desta temporada. A nova orientação especifica o lado da pista onde os pilotos devem posicionar seus carros em caso de abandono, indicando os pontos mais próximos com aberturas nas barreiras de proteção que permitem a remoção pelos fiscais sem a necessidade do Safety Car.

Sob as regras revisadas para este ano, o diretor de prova pode ordenar a uma equipe que pare um carro se ele apresentar ‘danos significativos e óbvios a um componente estrutural, que resulte em uma condição que apresente risco imediato de colocar em perigo o piloto ou outros’. Também se o carro tiver ‘uma falha ou defeito significativo que signifique que não pode retornar razoavelmente aos boxes, sem impedir desnecessariamente outro competidor ou prejudicar a corrida de outra forma’.

A mudança nas diretrizes ocorre após um incidente no ano passado, quando a Red Bull Racing foi multada em €25.000 e seu então piloto Sergio Perez, recebeu uma penalização de três posições no grid. Os comissários consideraram que Perez criou uma situação perigosa ao conduzir seu carro seriamente danificado até os boxes em vez de abandonar imediatamente. Na ocasião, os comissários afirmaram que a equipe confirmou na audiência, que o piloto havia sido orientado a levar o carro de volta aos boxes, pois estavam tentando evitar uma situação de Safety Car, enquanto o companheiro de equipe de Perez, Max Verstappen, liderava a corrida.

🎥 Vídeos mais recente