A FIA confirmou que está na etapa final de análise das declarações financeiras das equipes e fabricantes de unidades de potência, referentes à temporada 2024 da Fórmula 1, em meio a rumores sobre uma possível violação do teto orçamentário por uma das equipes da categoria.
Os rumores começaram a circular durante o final de semana do GP dos Estados Unidos e, embora inicialmente não tenham ganhado força fora do paddock, continuaram a se intensificar nos dias seguintes, em parte devido ao atraso no processo de certificação dos gastos.
Em um comunicado a FIA afirmou: “A Administração do Teto de Custos da FIA está em processo de finalização da revisão das declarações de 2024 das equipes e dos fabricantes de unidades de potência, cujo resultado deverá ser comunicado em breve. A FIA não comenta envios individuais de equipes ou fabricantes e, conforme a prática estabelecida, os resultados serão tornados públicos assim que a avaliação de todas as declarações for concluída e finalizada.”
De acordo com fontes ouvidas pelo PlanetF1.com, a equipe envolvida nas alegações estaria contestando a suposta infração. O time, por sua vez, destacou que existe um procedimento formal a ser seguido em casos de possível violação e que esse processo, até o momento, não está em curso.

Também foi destacado que o painel responsável por julgar eventuais infrações atua de maneira confidencial, o que significa que procedimentos podem estar sendo conduzidos sem o conhecimento das equipes.
Nos casos em que uma irregularidade é confirmada, a equipe em questão pode assinar um ‘Acordo de Violação Aceita’. No entanto, várias equipes afirmaram que estão em conformidade com o regulamento financeiro e não participam de nenhum processo do tipo. Outras lembraram que a FIA ainda não concluiu formalmente sua avaliação, e que o resultado será divulgado oficialmente assim que o processo for encerrado.
