F1: FIA divulga grid oficial da Sprint do GP da China; Bortoleto larga em 14º

A Fórmula 1 divulgou neste sábado (22) o grid de largada oficial da corrida Sprint do Grande Prêmio da China, segunda etapa da temporada 2025. A prova curta, que marca a estreia do formato neste ano, terá início à meia-noite (horário de Brasília), no circuito internacional de Xangai.

Lewis Hamilton, da Ferrari, conquistou a pole-position da Sprint após uma volta impressionante durante a Qualificação Sprint e dividirá a primeira fila com Max Verstappen, da Red Bull. Oscar Piastri, da McLaren, largará da terceira posição, seguido por Charles Leclerc, companheiro de equipe de Hamilton.

George Russell, da Mercedes, e Lando Norris, vencedor da etapa anterior na Austrália, completam a terceira fila. Andrea Kimi Antonelli, que vive sua temporada de estreia na Fórmula 1, parte em sétimo, logo à frente de Yuki Tsunoda, da Racing Bulls.

A zona intermediária será aberta por Alexander Albon, da Williams, em nono, com Lance Stroll, da Aston Martin, em décimo. Fernando Alonso, companheiro de Stroll, larga logo atrás, em 11º, seguido por Oliver Bearman (Haas) e Carlos Sainz (Williams), que busca recuperação após um abandono na etapa passada.

Gabriel Bortoleto, representante brasileiro no grid e piloto da Sauber, vai largar na 14ª posição. O jovem mostrou consistência ao longo do fim de semana em Xangai e terá mais uma oportunidade de somar experiência e, quem sabe, buscar pontos na Sprint.

Completam o grid Isack Hadjar (Racing Bulls), Jack Doohan (Alpine), Pierre Gasly (Alpine) e Esteban Ocon (Haas), que não conseguiram avançar para os segmentos finais da Qualificação Sprint.

Nico Hülkenberg, companheiro de Bortoleto na Sauber, largará do pit lane. O alemão foi punido após a equipe alterar a configuração da suspensão do carro número 27 durante o regime de parque fechado, o que violou o Artigo 40.9 do regulamento esportivo da Fórmula 1.

Confira o grid oficial da Sprint do GP da China:
1) Lewis Hamilton (Ferrari)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) George Russell (Mercedes)
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
7) A.K.Antonelli (Mercedes)
8) Yuki Tsunoda (Racing Bulls/Honda RBPT)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
13) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
14) G.Bortoleto (Sauber/Ferrari)
15) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
16) Jack Doohan (Alpine/Renault)
17) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
18) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
19) Liam Lawson (Red Bull/Honda RBPT)

Largará do pit-lane:
20) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)

A Sprint vale pontos para os oito primeiros colocados, com 8 pontos para o vencedor, 7 para o segundo e assim por diante até o oitavo lugar. A corrida principal do GP da China será disputada no domingo, a partir das 4h (horário de Brasília). O F1MANIA.NET acompanha todas as sessões do fim de semana em tempo real com cobertura em texto ao vivo.

🎥 Vídeos mais recente