F1: FIA confirma legalidade do carro da McLaren após GP de Miami

A McLaren teve seu carro submetido a uma investigação técnica da FIA após a vitória de Oscar Piastri no GP de Miami de Fórmula 1, e o resultado divulgado nesta quinta-feira (15) confirmou que tudo está dentro das regras.

Essa inspeção, realizada como parte dos procedimentos aleatórios de verificação da entidade, examinou especificamente o carro #81 de Piastri e também o Ferrari de Charles Leclerc, com foco especial nos conjuntos de rodas, incluindo tambores, sistemas de freio e componentes de refrigeração.

Segundo o relatório da FIA, o MCL39 foi avaliado conforme os artigos 31.3 e 11.5 do regulamento técnico. O primeiro trata da estrutura das rodas e componentes associados, como dutos de refrigeração internos, defletores e coberturas. O segundo artigo veda o uso de líquidos auxiliares para resfriamento dos freios.

Com a confirmação de que o sistema da McLaren está em conformidade, foram descartadas as especulações sobre o uso de métodos não permitidos, como água, para auxiliar na refrigeração dos freios. A FIA declarou: “Após a corrida em Miami, o carro #81 foi selecionado aleatoriamente entre os dez primeiros para uma inspeção física mais detalhada. Foram avaliados os conjuntos aerodinâmicos das rodas.”

A aprovação técnica reforça a legalidade da performance da McLaren na atual temporada, encerrando qualquer questionamento quanto à integridade do equipamento usado por Piastri e Lando Norris em 2025.

🎥 Vídeos mais recente