F1: Ferrari reserva pneus macios para estratégia no GP de São Paulo

Em uma jogada tática no GP de São Paulo, a Ferrari decidiu economizar um conjunto de pneus macios durante a Qualificação Sprint, visando uma vantagem nas corridas do fim de semana. Charles Leclerc e Carlos Sainz, pilotos da equipe italiana, optaram por realizar suas tentativas na última parte da qualificação com pneus já utilizados, resultando em Leclerc em sétimo e Sainz em nono, intercalados pela dupla da AlphaTauri.

Ambos pilotos admitiram que a equipe intencionalmente não usou os pneus novos na Qualificação Sprint, esperando aproveitar os compostos frescos em outras fases do evento. “Nada de especial aconteceu, não sei quem mais estava com pneus usados, mas nós estávamos”, comentou Leclerc. “Não esperávamos ser excepcionais, mas guardamos os pneus novos para usar em outro momento do fim de semana. Espero que valha a pena.”

Sainz observou que a equipe teve um bom desempenho com os pneus médios nas fases iniciais da qualificação. “Depois, decidimos economizar os pneus macios novos para a corrida. No Q3, optamos por sacrificar um pouco a Qualificação Sprint, esperando ter uma corrida melhor no domingo.”

Leclerc, que largará da primeira fila no Grande Prêmio de domingo, manifestou cautela sobre o ritmo de corrida da Ferrari, que tem sido um desafio ao longo da temporada. Ainda assim, ele se mantém otimista sobre suas chances na Sprint. “Vou tentar ganhar algumas posições. Normalmente, em corrida, temos mais dificuldades”, disse ele. “Acredito que temos um ritmo melhor que o Tsunoda em condições de corrida, então espero ultrapassá-lo e ganhar uma ou duas posições na Sprint. Depois, é focar no domingo.”

Sainz também acredita que será capaz de superar os carros da AlphaTauri, mas admite que a Ferrari parece estar um passo atrás dos rivais neste fim de semana. “Espero que sim, que possamos bater os AlphaTauris. Parece que os outros estão um pouco mais rápidos que nós; a Mercedes, a McLaren, todos parecem ter um pouco mais de velocidade.”

A estratégia de pneus da Ferrari no GP de São Paulo sugere uma abordagem cautelosa, mas potencialmente compensadora. Com a equipe optando por preservar os pneus macios novos, os resultados das próximas sessões irão revelar se essa tática será bem-sucedida.

O F1MANIA.NET cobre o GP de São Paulo da F1 ‘in loco’ com Victor Berto, Gabriel Gavinelli, Nathalia De Vivo, Leonardo Marson e Ana Oliveira.