F1: Ferrari precisa melhorar comunicação com Hamilton no rádio, segundo ex-piloto

O ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista, Karun Chandhok, acredita que a Ferrari precisa ter uma conversa com Lewis Hamilton antes do GP da China no próximo final de semana, para resolver os problemas de comunicação via rádio que marcaram a estreia do heptacampeão com a equipe italiana, na corrida na Austrália.

Depois de doze anos de uma relação de trabalho perfeita com o engenheiro de corrida, Pete Bonnington (Bono) na Mercedes, a mudança de Hamilton para a Ferrari resultou em uma troca de engenheiro de corrida, com Riccardo Adami agora sendo a voz em seu ouvido durante os finais de semana de corrida. As conversas entre Hamilton e Adami durante o desafiador GP da Austrália revelaram algumas dificuldades, com Adami precisando aprender mais sobre quais informações fornecer ao piloto britânico e quando fazer isso.

Apesar de garantir um ponto com o 10º lugar em Melbourne, Hamilton e Adami precisam trabalhar na relação antes da próxima etapa em Xangai no próximo fim de semana. Chandhok, acredita que Hamilton e Adami ‘precisam de mais tempo para entender quanta comunicação Lewis deseja e que tipo de comunicação’.

“Houve várias vezes em que Lewis disse: ‘Me diga algo’, e então eles lhe davam mais informações. Então era como: ‘Oh, isso é demais. Pare de me dizer. Deixe comigo’,” disse Chandhok à Sky Sports F1. “Eles precisam construir esse vínculo. Pilotos de corrida e seus engenheiros passam mais tempo juntos do que com seus parceiros durante a temporada, mas eles ainda estão na primeira etapa.”

Chandhok sugeriu que Hamilton e Adami tenham uma conversa antes da China para alinhar as expectativas. “Eles precisam ter uma conversa, e Hamilton precisa dizer: ‘Ok, preciso saber disso, disso e disso. Não preciso que você me guie para ABC’,” afirmou.

O ex-piloto destacou que ainda é cedo para a dupla, e assim como Hamilton tinha sua maneira de trabalhar com ‘Bono’, Adami desenvolveu um estilo de comunicação com Carlos Sainz nos últimos três anos. No entanto, Chandhok acredita que Adami precisa se adaptar mais rapidamente à forma como Hamilton quer trabalhar.

“Riccardo Adami provavelmente se comunicou dessa forma com Sainz nos últimos três anos, então ele está apenas continuando a fazer o que sente ser natural como engenheiro no pit wall. Mas ele está lidando com um piloto diferente agora, e Lewis precisa de um tipo diferente de comunicação”, acrescentou.

Chandhok também lembrou que a relação entre Hamilton e ‘Bono’ na Mercedes também precisou de algum tempo para se desenvolver. “Tenho certeza de que, se voltarmos no tempo e tivermos acesso ao rádio da Mercedes em 2013, Lewis e ‘Bono’ não estariam fluindo como estavam alguns anos depois. Agora eles só precisam construir esse relacionamento na Ferrari”, concluiu.

🎥 Vídeos mais recente