F1: Ferrari pode ter que escolher substituto para Sainz em 2025

Com Charles Leclerc tendo seu futuro garantido na Ferrari, o grande suspense é quem será seu companheiro de equipe a partir do próximo ano. Carlos Sainz, o atual parceiro, preenche os requisitos, mas sua permanência não está assegurada.

A prioridade da Ferrari é clara: Leclerc é o líder do projeto na Fórmula 1 e já teve seu contrato renovado. Aos 26 anos, o monegasco apresenta potencial para ser campeão e a equipe aposta nele como principal responsável para a conquista de um título.

Embora valorizado, Sainz não tem o mesmo status de Leclerc. Depois que a Scuderia ofereceu um contrato de apenas um ano, que iria até o final de 2025, o espanhol pondera suas opções, ciente de que pode ter outras propostas vantajosas. Sua permanência, portanto, não é certa.

Quem dividirá o box com Leclerc deve ser estável, veloz, consistente e cometer poucos erros. Não tão rápido a ponto de ameaçar o monegasco, mas veloz o suficiente para o pressionar e contribuir no desenvolvimento do carro. Uma personalidade calma e equilibrada também é importante para ser um contraponto ao caráter mais emocional de Leclerc.

O candidato para ser companheiro de Leclerc na Ferrari a partir de 2025, pode ser alguém da lista abaixo:

-Carlos Sainz: Ele conhece a equipe, é rápido e consistente, e seria uma opção lógica. Porém, sua ambição de título pode gerar atritos com Leclerc.
-Alexander Albon: Em ascensão na Williams, veloz, calmo e experiente o suficiente para liderar um time. Pode ser a grande surpresa se Sainz deixar a Ferrari.
-Pierre Gasly: Talentoso, mas com altos e baixos. Poderia ser opção, mas talvez não tenha a estabilidade necessária para a Ferrari.
-Sergio Perez: experiente e veloz, mas a idade (35 anos em 2025) pode pesar contra o mexicano.
-Daniel Ricciardo, Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas: Todos rápidos, mas já veteranos (entre 34 e 36 anos). Ricciardo e Bottas perderam terreno nos últimos anos, e Hulkenberg tem poucas chances em equipes de ponta.

O cenário ideal para a Ferrari seria a renovação com Sainz. No entanto, Albon se apresenta como um excelente potencial substituto. Perez e Gasly também não devem ser descartados. Em suma, Sainz tem um dilema, mas a Ferrari também não precisa se desesperar, pois boas opções não faltam.