Durante a classificação sprint para o Grande Prêmio da China de Fórmula 1, Charles Leclerc ficou surpreso após um pedido da Ferrari de deixar Lewis Hamilton passar.
Leclerc foi instruído pelo rádio a deixar o piloto britânico passar, mesmo estando em busca de uma volta rápida.
“Podemos trocar os carros, por favor?,” pediu o engenheiro de Leclerc. E, sem entender, respondeu: “Trocar os carros agora?” A equipe confirmou a troca, o que deixou o piloto monegasco confuso.
“Sim, eu faço, mas nunca fizemos isso antes e também estou um pouco na **, então…” disse Leclerc.
Mesmo assim, os dois avançaram para o SQ3, onde Hamilton conquistou a pole da Sprint, e Leclerc ficou em quarto lugar, menos de dois décimos de distância do britânico.
A decisão levantou especulações sobre a estratégia da Ferrari. Bernie Collins, ex-estrategista da Aston Martin, explicou o caso na ‘Sky Sports F1’: “Hamilton estava em uma posição melhor com os pneus e queria acelerar na volta lenta, enquanto Leclerc tentava resfriar os pneus.”
Além disso, imagens de onboard mostraram que Leclerc cometeu um erro na primeira volta rápida no SQ2. Após isso, ele ultrapassou Hamilton na volta de preparação, antes da Ferrari pedir que as posições fossem devolvidas.