Não vai haver nenhuma penalidade pelo erro da Ferrari na sessão de classificação para o GP da Itália de Fórmula 1. Apesar de um aviso da FIA e da violação das regras no Q1, Charles Leclerc e Carlos Sainz não receberão nenhuma penalidade no grid para a corrida em Monza.
A FIA emitiu um comunicado antes da sessão, afirmando que os pilotos não poderiam conduzir seus carros desnecessariamente devagar, na tentativa de pegar vácuo de outros carros.
No Q1, a FIA informou que Leclerc e Sainz pilotaram muito devagar e acima do limite máximo de tempo e que seriam investigados após a sessão.
Mas mesmo antes de Sainz sair do carro para comemora sua pole, os comissários já haviam tomado sua decisão: nenhuma investigação adicional sobre a Ferrari seria realizada.
A FIA esclareceu em um documento após a sessão: “’Ambos os pilotos permaneceram acima da velocidade necessária para ficar abaixo de 1.41.0 durante a maior parte da volta, especialmente nas retas. Em ambos os casos, os comissários descobriram que ambos os pilotos se afastaram dos outros carros para não atrapalharem”, diz o comunicado.
”Os comissários decidiram, portanto, que isso não pode ser visto como ‘condução lenta desnecessária’ e que havia uma razão válida para não cumprirem o limite de tempo. Portanto, foi decidido não tomar nenhuma ação adicional.”
Sainz pode, portanto, largar da pole position no GP da Itália no domingo, à frente de Max Verstappen. Leclerc largará da segunda fila do grid em P3 com George Russell ao seu lado.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon