F1: Ferrari mantém cautela após testes no Bahrein e foca na Austrália

A Ferrari acredita que está no caminho certo com o SF-25, mesmo após enfrentar desafios no equilíbrio do carro na reta final dos testes de pré-temporada no Bahrein. O chefe da equipe, Frederic Vasseur, reforçou que as mudanças feitas no projeto, incluindo a adoção da suspensão dianteira pull-rod, já mostram correlação positiva com os dados da equipe.

O novo carro da Ferrari apresenta escolhas agressivas de design, o que levou Christian Horner, chefe da Red Bull, a considerá-lo o mais chamativo do grid. Uma das principais mudanças em relação ao SF-24 foi a adoção da suspensão pull-rod na dianteira, uma alteração significativa considerando que o regulamento atual está em sua fase final.

Com essa mudança, a Ferrari busca um maior potencial de desenvolvimento ao longo da temporada. Para Vasseur, a escolha já mostra sinais positivos.

“Com a mudança na suspensão, abrimos uma nova porta para o desenvolvimento porque, depois de alguns anos, havia a necessidade de diferenciar algo e acho que fizemos isso,” afirmou Vasseur à Sky Italia. “Até agora está funcionando bem, não falo em termos de resultados, mas de números. Tudo está indo na direção certa.”

Equipe evita tirar conclusões precipitadas sobre desempenho
Apesar de momentos promissores durante os testes, a Ferrari terminou a semana enfrentando dificuldades com o equilíbrio do carro quando as condições da pista melhoraram. No entanto, Vasseur alertou que os tempos de volta nos testes não devem ser levados como um indicativo real da competitividade na temporada.

“Estamos na briga pela vitória em Melbourne? Honestamente, acho que é muito cedo para dizer, também porque as condições aqui no Bahrein foram tão extremas que é difícil ter uma visão clara da situação,” explicou o francês.

Vasseur destacou que a temperatura da pista na Austrália será bem diferente da encontrada no Bahrein, o que pode mudar a hierarquia entre as equipes.

“Se olharmos a hierarquia dos últimos anos, o que vimos aqui não foi o mesmo que vimos na classificação uma semana depois, nas mesmas condições. Vamos sair de 10-15 graus na pista para 45 graus depois, então em Melbourne será uma história diferente.”

A Ferrari agora se prepara para o Grande Prêmio da Austrália, onde a SF-25 enfrentará seu primeiro teste real de desempenho em corrida. O GP da Autrália acontece no dia 16 de março.