A Ferrari enfrenta um cenário ainda mais complicado na luta pelo título da temporada 2024 após Charles Leclerc receber uma penalidade de 10 posições no grid para o GP de Abu Dhabi. A decisão veio após a equipe ser forçada a substituir o armazenamento de energia do carro do piloto monegasco. Fred Vasseur, chefe de equipe da escuderia italiana, comentou sobre a mudança e as expectativas para o final de semana.
A penalidade coloca as chances da Ferrari na disputa pelo campeonato contra a McLaren, em risco, já que a equipe britânica está no topo da tabela com uma vantagem de 21 pontos.
Vasseur destacou que a penalidade já era esperada, pois a equipe vinha monitorando o componente nas últimas corridas. Ele destacou que a decisão foi tomada para evitar riscos maiores, como uma quebra ou perda de sessões importantes.
“Não, não foi uma surpresa, porque estávamos monitorando isso há uma ou duas corridas, e sabíamos que estávamos no limite,” disse Vasseur à Sky F1. “Tomamos a decisão antes do início porque não queríamos sofrer um abandono ou perder uma sessão”.
“Agora, é o que é. Temos que nos concentrar no fim de semana para tentar tirar o melhor da situação, incluindo a penalidade. Ainda temos algo a fazer, mas vamos focar em nós mesmos.”
Vasseur reconheceu que, mesmo sem a punição, a tarefa de superar a McLaren seria difícil, já que a Ferrari conseguiu marcar 21 pontos a mais do que a rival em apenas uma ocasião ao longo da temporada. No entanto, ele reforçou que a equipe não desistiu da batalha.
“Mesmo sem a penalidade, acho que estatisticamente seria difícil,” ele disse. “Apenas uma vez nesta temporada marcamos 21 pontos a mais do que a McLaren.
“Isso significa que não seria uma tarefa fácil. Agora, com a penalidade, é, com certeza, ainda mais difícil.
“Mas nada é impossível. Vamos focar em nós mesmos para tentar tirar o máximo do que temos hoje, marcar o maior número possível de pontos e ver onde a McLaren estará no final.”