F1: Ferrari defende Vasseur, mas mantém silêncio sobre 2027

A Ferrari voltou a defender Fred Vasseur em meio às especulações sobre seu futuro na Fórmula 1, mas ainda evita confirmar publicamente que o francês irá continuar como chefe da equipe em 2027.

O CEO da Scuderia, Benedetto Vigna, negou qualquer conflito com Vasseur e afirmou que a confiança no dirigente permanece. Apesar disso, tanto ele quanto outros representantes da Ferrari limitaram seus comentários ao cenário atual, sem garantir que o contrato do francês será cumprido até o fim de 2027.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

A Ferrari renovou o vínculo de Vasseur em 31 de julho de 2025, com duração prevista pelo menos até o final de 2027. Na prática, porém, ninguém dentro da equipe italiana confirmou oficialmente que ele estará no comando na próxima temporada.

No início desta semana, a diretora de comunicação da equipe, Maria Conti, organizou uma reunião com a imprensa e reforçou o respaldo ao chefe da equipe: “A posição da Ferrari é clara, não mudou, e a Ferrari já fez suas escolhas, e temos confiança, total confiança em Fred Vasseur”, afirmou. Vigna adotou tom semelhante e declarou: “A confiança em Fred existe e sempre existiu”.

Ferrari logo.
Foto: XPB Images

Porém, o silêncio sobre 2027 ganha peso porque, no fim de setembro, teria sido elaborada uma lista de possíveis sucessores, com Antonello Coletta, responsável pelo programa da Ferrari no WEC, apontado como principal opção interna, enquanto o ex-piloto de F1, Jérôme d’Ambrosio apareceria como alternativa. A Ferrari não confirmou essa informação nem anunciou qualquer mudança.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Vasseur, por sua vez, também procurou reduzir a tensão: “Honestamente, o relacionamento que tenho com meus chefes, Benedetto e John, é muito bom. Estamos em contato diariamente, e não posso reclamar da organização”, disse ele. Em Sepang, ele ainda pediu tranquilidade diante dos rumores: “Quando você vê todo o barulho e todos os rumores na imprensa durante toda a semana, acho que, como equipe, precisamos trabalhar com serenidade”, encerrou o francês.

Até agora, a Ferrari garante confiança em Vasseur e nega qualquer ruptura, mas de qualquer forma, se manteve em silêncio e não deu qualquer declaração que poderia encerrar definitivamente as dúvidas sobre sua permanência em 2027.