O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, admitiu que a equipe cometeu erros no desenvolvimento do SF-25, carro que vem enfrentando dificuldades neste início da temporada 2025 da Fórmula 1. Apesar disso, o dirigente francês afirmou manter ‘grande confiança’ na capacidade do time em reverter a situação.
Após uma pré-temporada que já sugeria uma desvantagem em relação à McLaren, a equipe italiana conseguiu apenas um pódio nas seis primeiras etapas do campeonato, caindo para quarto lugar no campeonato de construtores, 152 pontos atrás da McLaren.
Vasseur reconheceu que o SF-25 apresenta falhas estruturais no conceito, mas destacou que isso não compromete o funcionamento da equipe como um todo. “95% da equipe é a mesma que participou dos projetos de 2023, 2024 e 2025”, disse ele. “Estou convencido de que, se um projeto apresenta problemas, isso não significa que a estrutura esteja errada.”
“Provavelmente cometemos erros com o carro. Temos que fazer um trabalho melhor. Mas a motivação existe, a mentalidade está presente, e tenho certeza de que basta continuarmos crescendo, identificando e solucionando os problemas”, afirmou.
Vasseur também isentou o diretor técnico Loic Serra, de responsabilidade pelo atual desempenho. Serra assumiu o cargo em outubro do ano passado, quando o conceito do carro para 2025 já estava praticamente finalizado. “Quando Loic chegou a Maranello, o carro atual já estava 90% definido. As decisões básicas, como distribuição de peso, entre-eixos e conceito geral, já haviam sido tomadas”, acrescentou.
Apesar do cenário desafiador, Vasseur descarta redirecionar esforços para o regulamento de 2026. “Frequentemente terminamos os finais de semana com a sensação de que não extraímos o máximo do carro, e enquanto tivermos essa sensação, não posso afirmar que conhecemos o real potencial do projeto. Por isso, ainda vejo sinais de progresso”, concluiu o chefe da Ferrari.