Andrea Stella, chefe da equipe McLaren, emitiu um alerta severo para sua equipe, classificando o problema de freio que afetou Lando Norris no GP da China de Fórmula 1 como ‘inaceitável’.
Norris, que perseguia seu companheiro de equipe Oscar Piastri pela liderança em Xangai, foi forçado a reduzir drasticamente seu ritmo nas voltas finais devido a um problema grave nos freios de seu MCL39. George Russell, da Mercedes, se aproximou a apenas 1,3 segundos de Norris na linha de chegada, enquanto o piloto da McLaren precisava aliviar o acelerador nas zonas de frenagem para evitar sobrecarregar o sistema defeituoso. Apesar do problema, Norris conseguiu terminar em segundo, garantindo a primeira dobradinha da McLaren na temporada.
“Estávamos tensos no pit-wall porque tínhamos o problema no carro de Lando com os freios, que precisávamos gerenciar nas últimas vinte voltas”, disse Stella à imprensa após a dobradinha da McLaren. “Lando e a equipe fizeram um ótimo trabalho ao se adaptar ao estilo de pilotagem para esse tipo de problema, que piorou ao longo da corrida e colocou todo o resultado em risco.”
Apesar do resultado positivo, Stella foi enfático ao afirmar que problemas que colocam os resultados em risco são inaceitáveis. “Obviamente, não é aceitável do ponto de vista da confiabilidade e precisamos melhorar, e este será um dos pontos que definitivamente iremos enfatizar para toda a equipe que trabalhou em um nível incrivelmente alto. Lando foi muito bom em se adaptar a alguns comportamentos dos pneus e do carro que não eram ideais para ele. Ele aprendeu seu caminho e, sem o problema de freio, teria sido uma parte final interessante da corrida”, completou Stella.