F1: Fã brasileira de Hamilton escapa de golpe com perfil falso do piloto

Uma brasileira grande fã de Lewis Hamilton, por pouco não caiu em um elaborado golpe virtual. Utilizando um perfil falso no Instagram e uma inteligência artificial que imita a voz do piloto de Fórmula 1 da Mercedes, o golpista se passou por Hamilton e tentou enganar a mulher para que ela comprasse um suposto ‘cartão de fã’ por US$ 1.500.

Apesar da insistência do perfil falso, a fã desconfiou da situação e pediu para que o ‘Hamilton’ enviasse um vídeo. Diante da recusa, alegando ser uma pessoa pública, o golpista enviou apenas um áudio imitando a voz do piloto, provavelmente criado por inteligência artificial.

Outro detalhe que despertou a suspeita da fã, foi a discrepância no número de seguidores dos dois perfis. Enquanto o verdadeiro Lewis Hamilton possui quase 36 milhões de seguidores e mais de 1.400 publicações, o perfil falso tinha apenas 1.400 seguidores (possivelmente comprados) e nenhuma publicação.

Ao perceber a farsa, a fã procurou um jornal local, que encaminhou o caso para um especialista em segurança digital. A análise confirmou que se tratava de um perfil falso e que a voz do áudio era, provavelmente, fruto de tecnologia de clonagem.

Este caso serve de alerta para todos os fãs de automobilismo e de figuras públicas nas redes sociais. É importante sempre checar a veracidade dos perfis, observar o número de seguidores e publicações, e desconfiar de pedidos inusitados, especialmente quando envolvem transações financeiras.

Fique atento e não se torne uma vítima de golpes online.