F1: Ex-piloto diz que penalidade de Verstappen foi justa e evita exageros

A penalidade aplicada a Max Verstappen no GP da Espanha voltou a gerar debate no paddock da Fórmula 1. Após o incidente com George Russell na curva 5 no final da prova em Barcelona, que culminou com um toque intencional do piloto da Red Bull Racing no carro da Mercedes, muitos defenderam uma punição mais severa, incluindo a desclassificação. No entanto, para o ex-piloto e atual comentarista Karun Chandhok, os comissários agiram de forma correta ao aplicar uma penalidade de dez segundos e três pontos na superlicença do holandês.

Verstappen terminou a corrida originalmente na quinta posição, mas caiu para décimo após a penalização. Com isso, perdeu nove pontos no campeonato e agora está 49 atrás do líder Oscar Piastri. Além disso, os três pontos na superlicença o colocam a apenas um da suspensão automática por uma corrida, o que o obriga a extrema cautela nas próximas etapas no Canadá e Áustria.

Apesar da repercussão negativa, inclusive com Nico Rosberg pedindo a exclusão do piloto da prova e uma pesquisa mostrando apoio majoritário à desclassificação, Chandhok acredita que os comissários acertaram na dosagem da sanção.

“Eu acho que há argumentos para se discutir o uso da bandeira preta, mas se olharmos para o contexto, a velocidade, o local e as circunstâncias em que aconteceu, os comissários fizeram um bom trabalho”, disse Chandhok no podcast da Sky Sports F1. Ele destacou ainda que a FIA considerou o lance da primeira curva, em que Verstappen se defendeu de Russell, como legal, o que reforça a avaliação cuidadosa da direção de prova.

“O impacto no campeonato de perder um ponto a mais com a bandeira preta não é tão relevante. O que realmente importa são os três pontos na superlicença. Nesse sentido, a penalidade aplicada foi mais significativa. Acho que foi uma decisão correta”, completou.

Com a margem para erros praticamente inexistente, o tetracampeão agora terá que se manter disciplinado para evitar uma suspensão que pode impactar sua luta pelo título, que já não está sendo fácil na temporada atual.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.