O único momento de disputa pela liderança no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, ocorreu na saída dos boxes, entre Lando Norris e Max Verstappen. O ex-piloto de F1 e atual comentarista, Jolyon Palmer, avaliou o incidente, considerando a manobra do piloto da McLaren um tanto quanto ‘desesperada’.
Apesar de largar na pole position, Verstappen viu Norris se aproximar durante a parada nos boxes, devido a um pit stop mais lento da Red Bull Racing. “Eles saem lado a lado. Mas é muito difícil para Lando se colocar na frente de Max. E você pode ver pela posição deles, que apenas metade do carro de Lando está na linha de saída dos boxes. O resto está na parte externa e certamente as rodas da direita estão fora”, afirmou Palmer em análise na F1 TV. Ele também notou a proximidade de Norris com o muro.
“E isso acaba na grama para Lando e é exatamente o que acontece enquanto vemos a imagem. Ele sai e vai em direção à barreira de proteção do lado de fora. E isso é realmente incrivelmente próximo, quando você olha, não há muita distância ali entre Lando e a barreira, e claramente não há espaço no final e isso mantém Max na liderança da corrida”, afirmou.
Palmer concorda com a decisão dos comissários de não penalizar nenhum dos pilotos pelo incidente. “Obviamente, há espaço aqui para dois carros, mas Max não precisa ser super gentil com Lando no final.”
“Lando está entrando pela área de escape, sua trajetória está prestes a acabar, Max definitivamente não facilita para ele, mas ele não tem que virar seu carro para dar passagem ao cara do lado direito”, acrescentou.
Palmer acredita que Norris sentiu a necessidade de tentar algo para desafiar Verstappen, considerando que ambos estavam na mesma estratégia. “Compreensivelmente, ele mantém o pé embaixo, e é uma tentativa um pouco desesperada porque ele agora sabe que a estratégia não funcionou para a McLaren, e agora cabe a ele fazer a diferença no carro”, finalizou o ex-piloto.