Franz Tost afirmou que Yuki Tsunoda é mais rápido que Liam Lawson na Fórmula 1. O ex-chefe da Racing Bulls, que comandou a equipe quando ainda se chamava AlphaTauri, entende porque o neozelandês foi rebaixado da Red Bull após duas corridas e acredita que a decisão foi certa.
Muita gente no paddock achou que a decisão foi apressada, já que Lawson competiu em pistas que não conhecia. Ele tem experiência em Suzuka, mas a troca aconteceu antes do GP do Japão.
“Conhecer um circuito é uma coisa. Ser rápido é outra. A decisão de colocar Yuki no carro agora foi absolutamente certa, porque Liam é simplesmente muito lento”, disse Tost.
Para Tost, a diferença de desempenho entre os dois é clara: “Você pode dar cem anos para o Lawson, e ele ainda não será tão rápido quanto o Yuki. E o Yuki também tem mais experiência, então qual é o problema? Foi uma decisão muito simples.”
Ele também criticou a Red Bull por ter dado uma chance a Lawson antes de Tsunoda: “Eu teria escolhido o Yuki desde o começo. Deixei isso claro no ano passado. Ele tem uma velocidade natural incrível, digo isso há anos.”
Tost reconhece que Tsunoda teve dificuldades para controlar as emoções no passado, o que pode ter pesado contra sua promoção para a Red Bull no lugar de Sergio Pérez. Mas, em termos de velocidade, ele não tem dúvidas.
“Se ele conseguir transformar isso em consistência, boas corridas e controlar um pouco mais as emoções, então será uma ótima temporada para a Red Bull e para o Yuki,” concluiu.