F1: Ex-chefe da Ferrari assume novo cargo na área de tecnologia elétrica

Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari na Fórmula 1, encontrou um novo desafio profissional fora do automobilismo. Ele assumiu o cargo de Managing Director da divisão E-Powertrain da TEXA, empresa italiana especializada em tecnologia automotiva.

Binotto irá liderar o projeto E-Powertrain, com o objetivo de torná-lo uma ‘referência no design, fabricação e fornecimento de componentes automotivos relacionados a veículos elétricos’.

Após quatro anos à frente da Ferrari, marcados por resultados abaixo do esperado, Binotto foi substituído por Frederic Vasseur no início da temporada 2023. Desde então, especulava-se sobre seu retorno à F1, mas o italiano optou por um caminho diferente.

Binotto: “Além da experiência competitiva que sempre tive, o que me atraiu na TEXA foi a audácia estratégica do seu projeto de construir a excelência italiana, caracterizada pelas tecnologias mais avançadas da nova mobilidade. A TEXA pretende se estabelecer como o padrão tecnológico de referência em nível global, graças à mobilização de grandes recursos de investimento e à atração dos melhores talentos para se concentrarem na Itália, onde existe uma cultura automobilística formidável a ser preservada, renovada e agora também relançada.”

A mudança de Binotto para o setor de tecnologia elétrica, marca uma nova fase em sua carreira e reflete a crescente importância da mobilidade sustentável na indústria automotiva.