F1: Esteban Ocon antecipa preparação para 2024 com Alpine no simulador

Esteban Ocon, piloto da equipe Alpine, revelou que já está trabalhando no modelo de 2024 da equipe no simulador desde setembro, marcando a preparação mais precoce de sua carreira para uma nova temporada de Fórmula 1. A equipe, buscando recuperar o terreno perdido após um início turbulento em 2023, está investindo na preparação antecipada para reverter sua sorte.

A temporada de 2023 viu a Alpine, que tinha como objetivo construir em cima do quarto lugar conquistado no ano anterior, cair para o sexto lugar no campeonato, sendo ultrapassada pela Aston Martin e pela McLaren. A equipe com sede em Enstone também passou por mudanças significativas na liderança após o Grande Prêmio da Bélgica em julho, com a saída do chefe de equipe Otmar Szafnauer e do diretor esportivo Alan Permane.

Ocon, otimista sobre o potencial da Alpine em replicar o progresso da McLaren este ano, compartilhou que tem pilotado um modelo do carro A524 da equipe no simulador, começando dois meses mais cedo do que o habitual. “Obviamente, a equipe está muito ciente de para onde tem que ir em termos de melhorar a situação atual”, disse Ocon antes do Grande Prêmio de São Paulo. “Dirigi o carro de 2024 no simulador bastante cedo em comparação com o habitual. Isso tem sido muito bom, pois conseguimos abordar alguns problemas e ter um feedback precoce.”

Ocon destacou que, apesar do trabalho antecipado no simulador, a verdadeira performance do carro só será conhecida após testes práticos. “Ainda haverá meses de desenvolvimento e tempo no túnel de vento durante o inverno”, acrescentou.

Quando questionado sobre o motivo dessa preparação precoce, Ocon explicou que se trata de uma continuidade na busca por melhorias. “É muito bom termos feito isso porque dá mais feedback aos engenheiros cedo, já que as peças ainda não foram produzidas. Isso nos dá tempo para reverter alguns aspectos que decidimos. E, para ser honesto, é provavelmente a mais cedo que já pilotei o carro do próximo ano, o que é bom.”

Com as restrições de testes durante a temporada, Ocon enfatizou que o simulador é a única ferramenta que a Alpine pode contar até que seu carro de 2024 entre na pista pela primeira vez no próximo ano. Ele reconhece que, embora o simulador não seja perfeito, é a ferramenta mais confiável disponível para preparar a equipe para os desafios do próximo ano.

A abordagem proativa de Ocon e da Alpine para a temporada de 2024 reflete um compromisso em melhorar o desempenho e competir no mais alto nível. Com a equipe confiante em seu progresso e inovações, a preparação antecipada pode ser um fator chave para um desempenho mais forte e resultados impressionantes na próxima temporada da Fórmula 1.