F1: Estatísticas curiosas da classificação do GP de Las Vegas 2024

George Russell conquistou uma pole position brilhante no GP de Las Vegas, mostrando a força da Mercedes nas condições mais frias da noite. Enquanto isso, Ferrari superou McLaren, e Max Verstappen largará à frente de Lando Norris. Confira algumas das estatísticas e curiosidades mais interessantes da classificação no circuito da Strip de Las Vegas:

Russell somou sua terceira pole position nesta temporada, após Canadá e Inglaterra. Essa é a quarta pole da carreira do britânico. Carlos Sainz garantiu a segunda posição no grid pela segunda vez consecutiva em Las Vegas. No entanto, no ano passado, ele teve que cumprir uma penalidade de 10 posições no grid. Sainz ficou a apenas 0s142 da pole nas duas edições do GP. Além disso, o espanhol partirá da primeira fila pela segunda vez nas últimas três corridas, tendo vencido no México após largar na pole.

Pierre Gasly foi terceiro, marcando seu melhor desempenho em classificações desde o GP do Catar de 2021, quando garantiu sua única outra largada no top três. Ele também teve um desempenho sólido aqui no ano passado, largando em quarto. Charles Leclerc, que sairá em quarto, tem um histórico promissor: suas duas últimas vitórias vieram após largar da mesma posição, em Monza e Austin.

Max Verstappen ficou em quinto, enquanto Lando Norris largará em sexto. Caso terminem nessas posições, Verstappen garantirá o título mundial. Curiosamente, o holandês venceu no Brasil após largar em 17º, mas nunca triunfou partindo da quinta posição no grid. Já Norris largará fora do top três pela terceira vez nas últimas 14 corridas e nunca venceu começando além do quinto lugar.

Yuki Tsunoda, com o sétimo lugar, manteve um bom desempenho, após ter largado em terceiro no GP de São Paulo. Oscar Piastri, em oitavo, foi novamente superado por Norris, marcando a quinta corrida consecutiva em que o australiano ficou atrás do companheiro de equipe na classificação. Nico Hulkenberg conquistou sua 10ª aparição no Q3 na temporada pela Haas, enquanto Lewis Hamilton, que ficou em 10º, teria entrado no top três caso tivesse repetido seu tempo do Q2.

Kevin Magnussen, que chegou ao Q3 nas duas corridas anteriores, terminou em 12º, após ter alcançado o top 10 em Las Vegas no ano passado. Zhou Guanyu surpreendeu com sua melhor classificação do ano, ficando em 13º, e conseguiu passar para o Q2 pela primeira vez desde Silverstone.

Franco Colapinto mais uma vez superou Alex Albon, marcando sua segunda vitória em classificações contra o companheiro de Williams. Já Sergio Perez sofreu sua sexta eliminação no Q1 nesta temporada, um desempenho decepcionante considerando que subiu ao pódio neste circuito no ano passado.

Fernando Alonso foi eliminado no Q1 pela primeira vez desde Mônaco em maio, enquanto Alex Albon não passou do Q1 pela quarta vez no ano, mesmo tendo largado no top 10 em Las Vegas em 2023. Valtteri Bottas, superado pelo companheiro de equipe Zhou pela segunda vez na temporada, ainda terá que cumprir uma penalidade de cinco posições no grid.

Lance Stroll, enfrentando problemas mecânicos desde o TL3, conseguiu completar apenas uma volta rápida e partirá da última posição.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.