O ex-diretor técnico e projetista Gary Anderson afirmou que a nova diretriz técnica, que será implantada neste final de semana durante o GP da Espanha, pode prejudicar Max Verstappen e a Red Bull. O especialista afirmou que a equipe austríaca deve sofrer mais do que o esperado com as novas regras de flexão para as asas dianteiras.
“Não acho que essa mudança na flexão da asa dianteira vá favorecer a Red Bull. Pode até deixar o carro um pouco mais difícil de equilibrar”, afirmou Anderson. Ele também disse acredita que a McLaren está em uma situação confortável: “Não prevejo grandes alterações necessárias no design. Se precisarem reforçar a asa, será uma mudança mínima em comparação com outras equipes.”
A nova regra implementada pela FIA (Federação Internacional de Automobilis) vai diminuir a quantidade de flexão que a asa dianteira pode ter, visando coibir o ganho de vantagem ilegal por parte das equipes. Para Christian Horner, chefe da Red Bull, essa medida será benéfica para o campeonato, já que deve equilibrar as equipes.
Entretanto, Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que o time de Oscar Piastri e Lando Norris, que domina o campeonato, não deve sentir tanto impacto. Atualmente a McLaren lidera a tabela de construtores com 319 pontos, 172 à frente da vice-líder, Mercedes. Além disso, seus dois pilotos são os principais candidatos ao título desta temporada da Fórmula 1.