F1: “Erros não são fraqueza mental, só falta de experiência”, disse Berger sobre Norris

O ex-piloto de Fórmula 1, Gerhard Berger, defendeu Lando Norris das críticas de ‘fraqueza mental’ após alguns erros cometidos durante a temporada de 2024. O austríaco, que correu na F1 de 1984 a 1997, acredita que os erros do piloto britânico no ano passado, foram apenas o resultado de ele não estar pronto para lutar com Max Verstappen pelo título de pilotos.

Para ilustrar sua opinião, o vencedor de dez GPs na F1 fez comparações entre Norris e o holandês, destacando uma trajetória semelhante do piloto da Red Bull enquanto ele crescia e se tornava a força que é hoje.

Berger afirmou que a ascensão da McLaren ao título de construtores chegou tarde demais para Norris, que flertou com a possibilidade de um desafio sério no campeonato de pilotos, mas nunca chegou perto do agora tetracampeão. Norris terminou 63 pontos atrás de Verstappen no final do ano passado.

Houve vários momentos ao longo do ano em que Norris não conseguiu aproveitar ao máximo as oportunidades, enquanto Verstappen continuou a somar pontos com consistência. O britânico largou da pole sete vezes em sua carreira na F1 e não conseguiu liderar a primeira volta em nenhuma delas, quebrando essa sequência apenas no GP de Singapura de 2024, quando venceu confortavelmente. No entanto, mesmo em Singapura, ele quase colocou seu MCL38 no muro em três ocasiões distintas.

Para Berger, essas chances perdidas e quase acidentes de Norris, se tornarão cada vez menos frequentes à medida que ele se desenvolve e se torna um piloto capaz de uma disputa de título sustentada.

“Não acho que Norris estivesse pronto para o título no duelo com Verstappen”, disse o austríaco à Auto Motor und Sport. “Talvez a McLaren e seu carro tenham se tornado uma equipe vencedora um pouco tarde demais. Basicamente, Norris está fazendo um trabalho muito bom. Ele é um piloto extremamente talentoso. As pessoas tentam interpretar seus erros como uma fraqueza mental. Mas vamos olhar para trás. Verstappen também cometeu seus erros no começo. Com a experiência, isso se tornou cada vez menos frequente. Isso também vai acontecer com Norris”, encerrou Berger.