A equipe Sauber apresentou um desempenho muito mais forte na sessão de classificação para o GP da Hungria de Fórmula 1, com Valtteri Bottas chegando perto de uma vaga no Q3 e Zhou Guanyu perdendo por pouco uma no Q2. No final Bottas terminou em P12 e Zhou em P18.
Alessandro Bravi, chefe da equipe: “Hoje foi um dia positivo para a equipe, pois recebemos a confirmação de que o pacote de atualização que trouxemos para a Hungria proporcionou as melhorias esperadas. P12 e perdendo por pouco o Q3. A principal diferença entre nós e os dez primeiros, incluindo Lewis Hamilton, estava no segundo setor de alta velocidade, o que continua sendo um ponto fraco para nós em todos os tipos de curvas, alcançando nossos objetivos para esta atualização. Graças ao trabalho árduo realizado em Hinwil, vimos resultados positivos. A sessão foi mais desafiadora para Zhou, que perdeu o Q2 por apenas dois décimos de segundo. Seguindo a mesma estratégia, tivemos que abortar sua segunda volta durante o primeiro trecho no Q1, e ele não conseguiu garantir uma vaga no Q2 no segundo trecho. No entanto, observamos um bom avanço para ele em comparação com a corrida anterior. Amanhã esperamos uma corrida difícil, com temperaturas mais altas sendo um fator significativo. Durante as simulações de corrida de sexta-feira, identificamos áreas de melhoria para evitar o superaquecimento e gerenciar a degradação térmica dos pneus. Consequentemente, a estratégia de amanhã será crucial. Também optamos por poupar pneus duros e veremos se conseguimos fazer mais progressos depois da positiva sessão de classificação de hoje”, concluiu.
Bottas: “Estou feliz com a forma como foi hoje. Sinto que extraímos tudo o que podíamos do carro e não deixamos nada na mesa, e é definitivamente uma sensação boa e um passo na direção certa em comparação com as recentes sessões de classificação. Estávamos muito perto do Q3, na verdade a apenas alguns milésimos dele, o que é bom de ver e uma confirmação de que as novas atualizações estão funcionando conforme o esperado. A pista esteve boa em ambas as sessões de hoje, melhor que ontem, o que nos permitiu estar um pouco mais na mistura. Olhando para amanhã, sinto que podemos estar numa boa posição para lutar por pontos. É bastante difícil ultrapassar nessa pista, mas esperamos que também seremos capazes de atacar e lutar para chegar aos dez primeiros, esse tem que ser o objetivo”, acrescentou.
Zhou: “Experimentamos algumas condições complicadas e bastante diferentes na sessão de classificação em comparação com as sessões anteriores. Minha última volta em piso seco foi limpa, mas tive dificuldades com o equilíbrio, o que me fez perder o Q2 por uma margem estreita, quando achei que teria a chance de sair do Q1. No geral, o carro estava melhor e estamos vendo algum progresso, especialmente com a direção de desenvolvimento que a equipe tomou e as peças que foram introduzidas aqui no carro de Valtteri. Amanhã é um novo dia e será crucial ter os pneus na janela certa para recuperar algumas posições. Estou confiante de que a equipe continuará pressionando e trabalhando duro para encontrar a melhor maneira de fazer isso acontecer”, completou o piloto chinês.