Fernando Alonso afirmou que nunca perdeu a confiança na Aston Martin, apesar do início complicado na temporada 2025 da Fórmula 1, e disse que sua perspectiva para 2026 não mudou após a recente reunião com Adrian Newey na sede da equipe em Silverstone.
O bicampeão de F1 ainda não marcou pontos este ano, mas mantém a expectativa de que o futuro será mais promissor, especialmente com a chegada de Newey, considerado um dos maiores projetistas da história da Fórmula 1. O britânico começou a trabalhar com a Aston Martin em março deste ano, com foco total no projeto do carro de 2026, que será moldado pelas novas regras técnicas da categoria.
“Não tenho mais confiança do que antes, porque eu nunca perdi a confiança”, disse Alonso no paddock em Miami. “Não estou muito preocupado com o ano que vem. Este ano é uma continuação de problemas que tivemos nas últimas duas temporadas e que não conseguimos superar. Para o ano que vem, com o novo regulamento e com Adrian na equipe, será um recomeço total.”
O espanhol afirmou que não espera soluções imediatas para os problemas atuais do carro, e vê com naturalidade o fato de Newey não estar envolvido com o modelo de 2025. “Ele não fez o carro, não tocou no carro, não o projetou, então não acho que seja função dele resolver esses problemas. Entendo completamente que ele precise focar apenas no carro do ano que vem”, acrescentou.
Alonso relatou que seu encontro com Newey foi mais institucional do que técnico. “Estive na fábrica, almocei com Adrian, conversamos algumas vezes, mas nada muito profundo sobre este ano. Falamos mais sobre a equipe como um todo e como ele está se sentindo nessas primeiras semanas. Algumas mudanças podem acontecer no futuro sob a orientação e experiência dele. Foi um dia muito agradável.”
Mesmo sendo otimista para o futuro, Alonso reconhece que o cenário de 2025 é difícil de reverter: “A correção não é simples. Não há nada que possamos fazer da noite para o dia”, completou o espanhol.