F1: Emerson Fittipaldi indica Senna como o maior na história da categoria

Emerson Fittipaldi não tem dúvidas sobre quem foi o maior piloto da história da Fórmula 1: Ayrton Senna. Em um evento da McLaren realizado antes do GP de São Paulo de 2025, o ex-piloto e bicampeão de Fórmula 1 se deparou com uma imagem do tricampeão e, apontando o dedo para cima, afirmou: “O número 1”, em referência direta ao compatriota que considera o melhor de todos os tempos na categoria.

O encontro entre os dois ídolos brasileiros remonta aos anos 1970, quando Senna ainda era um adolescente. Fittipaldi, que além de piloto também foi dono de equipe na Fórmula 1, a Copersucar Fittipaldi, fundada em 1975, relembrou o primeiro contato entre eles durante um GP do Brasil (atual GP de São Paulo).

“Ele veio com o pai ao meu box. Era muito tímido, e eu disse: ‘Ayrton, vem cá, vou te mostrar meu carro de Fórmula 1’. Ele era muito quieto, mas criamos uma amizade fantástica e duradoura”, disse Fittipaldi.

Essa amizade se manteve mesmo após o ex-piloto se mudar para os Estados Unidos, onde foi correr na Fórmula Indy, atual IndyCar: “Sempre assistíamos às corridas um do outro, mesmo depois que fui correr nos Estados Unidos. Todo fim de temporada, em dezembro, jantávamos em São Paulo para conversar e trocar ideias. Ele era um talento muito especial, um dom de verdade”, afirmou o bicampeão.

F1: Emerson Fittipaldi indica Senna como o maior na história da categoria
Foto Alex Farias/ GP de São Paulo

Fittipaldi também teve papel importante na carreira de Senna. Quando o tricampeão encontrou dificuldades para acertar sua ida à Williams antes da temporada de 1994, Emerson ajudou a intermediar um teste na equipe Penske, da Indy, com quem tinha forte ligação.

A admiração por Senna não é exclusiva de Fittipaldi. Recentemente, o renomado projetista Adrian Newey, atualmente na Aston Martin, em entrevista ao James Allen Podcast, também classificou o brasileiro como um dos dois maiores talentos com quem trabalhou, mesmo que por pouco tempo, na Fórmula 1, destacando sua curiosidade técnica e as perguntas desafiadoras que fazia nas visitas à fábrica da Williams.

Mesmo três décadas após sua morte, o legado de Ayrton Senna segue inspirando gerações, e para Emerson Fittipaldi, continuará simbolizando a essência do que é ser o melhor piloto de todos os tempos.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.