Bernie Ecclestone, ex-chefe da Fórmula 1, revelou que foi consultado pelo CEO da Renault, Luca de Meo, sobre a possibilidade de trazer Flavio Briatore de volta à equipe Alpine. Briatore, que liderou a equipe até 2009, foi banido pela FIA devido ao escândalo “Crashgate”.
Em uma entrevista ao jornal suíço Blick, Ecclestone comentou sobre sua longa conversa telefônica com de Meo, na qual o nome de Briatore foi mencionado. “Ele estava desesperado,” disse Ecclestone. “Então, surgiu o nome de Briatore. Rapidamente concordamos que, em uma situação tão confusa, apenas um realizador, um bandido entre anjos, poderia ajudar. E há santos suficientes no circo do Grande Prêmio.”
Ecclestone acredita que Briatore é a pessoa certa para transformar a equipe em dificuldades. “A grande força de Flavio sempre foi: ‘Mantenha as discussões curtas, faça as coisas e pense grande'”, afirmou Ecclestone. “Você não precisa de amigos na Fórmula 1, você só precisa de sucesso.”
A Alpine, subsidiária da Renault, tem enfrentado desafios significativos nos últimos anos. Conhecido por seu estilo assertivo e capacidade de obter resultados, Briatore tem um histórico de sucesso na Fórmula 1, tendo levado a Renault a vitórias no campeonato com Fernando Alonso.
A decisão de trazer Briatore de volta pode ser controversa, dada sua história com o “Crashgate”, mas para Ecclestone, a prioridade é o sucesso da equipe. Resta ver se a Alpine tomará a decisão de reincorporar Briatore para tentar reverter sua sorte na competição.