F1 e MotoGP podem correr juntas em um mesmo fim de semana

A Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1 desde 2016, está prestes a adquirir a MotoGP, tornando-se dona das principais categorias do automobilismo e motociclismo de velocidade. Com as duas competições sob o mesmo teto, surge a possibilidade inédita de vê-las dividindo o mesmo circuito em um único final de semana.

Segundo o jornal italiano Corriere della Serra, a ideia em análise pela Liberty Media é a criação de um evento conjunto: o Super GP. Seria uma espécie de ‘Super Bowl’ sobre rodas, reunindo a elite das duas modalidades. Porém, a empresa reconhece os desafios logísticos envolvidos para isso acontecer.

O principal obstáculo diz respeito à infraestrutura dos circuitos. Nem todas as pistas têm capacidade para abrigar simultaneamente a infraestrutura das equipes e pilotos da F1 e da Moto GP, o que inclui garagens, paddocks, salas de operações e áreas de hospitalidade.

Uma solução seria a exclusão de categorias de apoio, como Fórmula 2, Fórmula 3, Moto2 e Moto3, em determinados eventos. Dessa forma, o Super GP contaria apenas com a logística necessária para as duas categorias principais e seus equipamentos.

Atualmente, cinco circuitos já recebem tanto a F1 quanto a Moto GP: Catar, Barcelona, Red Bull Ring (Áustria), Silverstone (Inglaterra) e Austin (EUA). A futura pista de Madri também será homologada para ambas as categorias.

Do ponto de vista técnico (barreiras de segurança) e tecnológico (câmeras), a realização de corridas de F1 e Moto GP no mesmo fim de semana não seria inviável. A aquisição da MotoGP pela Liberty Media abre portas para novas iniciativas e formatos, que podem dar um novo impulso para ambas as modalidades.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.