F1: Dois pit stops colocaram Piastri em “mundo de sofrimento”, afirma Horner

Christian Horner admitiu que a estratégia utilizada pela McLaren foi ousada, mas que os dois pit stops acabaram prejudicando Oscar Piastri durante o GP da Emília-Romanha no último domingo (18), em Ímola. Apesar disso, o chefe da Red Bull elogiou a postura da equipe de Zak Brown ao permitir que Lando Norris disputasse posições livremente.

“Oscar obviamente forçou bastante no início, e dava para ver que ele estava começando a ter um pouco de graining no pneu dianteiro direito”, disse Horner à imprensa. “Então, era uma linha tênue entre uma parada ou duas. Eles claramente optaram pela estratégia de dois pit stops, mas isso te joga no meio do tráfego, porque o pit lane aqui é longo, 27 segundos…”

“Isso o colocou em um mundo de sofrimento, em termos de tráfego. E então Max conseguiu continuar rodando, e a degradação foi super baixa”, afirmou ele. Verstappen dominou a corrida após uma ultrapassagem ousada na largada. Essa é a segunda vitória do holandês em 2025. Atualmente, ele é o terceiro colocado no campeonato de pilotos da Fórmula 1.

Horner ainda destacou que, mesmo com Norris em ritmo forte e sem tráfego, a Red Bull conseguiu administrar confortavelmente a liderança. “Mesmo com Lando em ar limpo atrás, conseguimos gerenciar – com bastante facilidade – uma vantagem de nove, nove segundos e meio.”

Apesar das críticas à estratégia com Piastri, o chefe da Red Bull enalteceu a postura da McLaren em permitir a disputa justa entre seus pilotos, chamando-a de “louvável”.

🎥 Vídeos mais recente