F1 divulga calendário de Sprints para 2024 incluindo novos locais

A Fórmula 1 anunciou hoje os seis locais que sediarão os eventos F1 Sprint durante a temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2024. O calendário de Sprints da Fórmula 1 foi projetado para apresentar circuitos que incentivam ultrapassagens e proporcionam corridas acirradas e divertidas. Áustria e Brasil estão programados para sediar seu terceiro Sprint de F1, com Austin e Catar retornando para o segundo ano, e China e Miami juntando-se à programação de Sprint de F1 pela primeira vez.

Os eventos confirmados de Sprint de F1 em 2024 são:

– Grande Prêmio da China em Xangai de 19 a 21 de abril
– Grande Prêmio de Miami em Miami de 3 a 5 de maio
– Grande Prêmio da Áustria em Spielberg de 28 a 30 de junho
– Grande Prêmio dos EUA em Austin de 18 a 20 de outubro
– Grande Prêmio de São Paulo em São Paulo de 1 a 3 de novembro
– Grande Prêmio do Catar em Lusail de 29 de novembro a 1 de dezembro

Desde sua introdução em 2021, o Sprint de F1 teve um impacto positivo nas audiências, especialmente na sexta-feira, em comparação com as sessões regulares de Treinos Livres, e proporcionou aos promotores e fãs ação competitiva extra nas pistas nos seis eventos. Por exemplo, no GP do Azerbaijão, a audiência de transmissão para a Qualificação foi +83% em comparação com a sessão de Treinos Livres 2 de 2022, +139% para o GP dos EUA e +34% para o GP da Bélgica.

Após discussões na reunião da Comissão da F1 em novembro, ficou acordado que o Comitê Consultivo Esportivo discutirá em mais detalhes possíveis mudanças no formato Sprint, com uma proposta a ser apresentada à Comissão da F1 para consideração na primeira reunião de 2024.

Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1, disse: “Estou encantado em anunciar seis locais empolgantes para os eventos Sprint da próxima temporada, incluindo dois novos anfitriões, China e Miami, ambos serão adições fantásticas e proporcionarão ótimas corridas para todos os nossos fãs na pista e assistindo de casa. Desde sua criação em 2021, o Sprint tem sido consistente em proporcionar audiências aumentadas na TV, mais entretenimento na pista para os fãs nos eventos e maior engajamento dos fãs em plataformas sociais e digitais, e estamos ansiosos pelos eventos emocionantes do próximo ano.”

Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, disse: “Estou satisfeito em confirmar os seis eventos Sprint para a próxima temporada e estou ansioso para o retorno de quatro locais anfitriões que proporcionaram alguma ação emocionante nos Sprints deste ano. A adição de Shanghai será um desafio para as equipes e pilotos, pois a Fórmula 1 retorna à China pela primeira vez desde 2019, enquanto um Sprint em Miami adicionará uma nova dimensão a um fim de semana emocionante. Devemos desenvolver e adaptar continuamente para garantir que estamos fazendo o que é melhor para o esporte, e como tal, estamos trabalhando com a FOM e as equipes para definir a direção futura do formato Sprint.”